Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Música: Nova fusão musical une membros de Bulimundo e d'Strong para homenagear Katchás e revitalizar o funaná

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Uma nova formação musical está a surgir no panorama da música tradicional cabo-verdiana, reunindo elementos dos grupos Strong e Bulimundo, com o propósito de homenagear Carlos Alberto Martins “Katchás” e dar nova vida ao funaná tradicional.

O projecto teve como ponto de partida a gravação do videoclipe da música “Horas kin bai djam bai”, no passado sábado, 10, na Praça de Katchás, em Santa Cruz, lugar onde nasceu o mítico agrupamento “Os Bulimundos”, eternizado pelo seu mentor, o que fez com que a praça fosse considerada o berço da transformação do funaná do campo para a cidade e o mundo. 

O tema, escrito por Zé António Sanches, residente em França, e produzido por Kim Alves, nos Estados Unidos da América, conta a história de uma mulher que recorre à feitiçaria para destruir o parceiro, mas sem sucesso.

A narrativa, segundo avançou a Inforpress o líder da banda, Benvas d’Strong, mistura elementos culturais e religiosos, e é interpretada com alma, à maneira do funaná tradicional. 

A nova formação junta nomes como Benvas d'Strong, Benvindo Gomes Vaz, Yuri da Graça, director musical, Quinks Strong, Lulan de Bulimundo, Deku Saxofonista e o baterista Jorge Pimpas, Ano Novo, guitarrista, e o teclista Quim, unindo diferentes gerações num mesmo propósito artístico. 

A história do grupo Strong remonta a décadas e tem como figura central Carlos Alberto da Silva Martins, conhecido por Katchás, um dos fundadores e referência do Bulimundo, que mesmo após o seu falecimento, em 1988, num acidente de viação, o grupo sobreviveu ensaiando com os instrumentos deixados por ele. 

Com apoio institucional, esses instrumentos foram adquiridos, marcando o renascimento do grupo.

“Este videoclipe é o nosso primeiro passo, queremos continuar o trabalho de Katchás, participar de festivais e fazer com que os jovens conheçam essa história”, afirmou Benvas.

Yuri da Graça, que pertence ao grupo Bulimundo, destaca a força emocional do projecto, afirmando que “é uma honra integrar este grupo, e este funaná é feito com verdade, com o coração”. 

Com novas músicas no horizonte, o grupo ambiciona conquistar grandes palcos e manter viva a alma do funaná, levando sua essência às novas gerações.

A última participação pública de Katchás na música foi em Março de 1988, durante o I Encontro Nacional da Música Cabo-verdiana, na cidade da Praia. Dias depois, a 29 de Março, faleceu aos 36 anos, deixando um legado que continua a inspirar músicos em todo o país.

O videoclipe que baptiza a estreia deste que é o mais novo agrupamento musical cabo-verdiano está projectado para sair no sábado, 17.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 23 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos