O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA), Armindo Luz, assegurou na quinta-feira, 15, que o cromatógrafo estará a funcionar em pleno até final de Maio para dar suporte no controle da qualidade da aguardente nesta ilha.
O cromatógrafo é utilizado para fazer testes de pureza de substâncias específicas, em processos de purificação de compostos, para a separação de componentes em uma mistura, no monitoramento de processos industriais, entre outros fins.
Armindo Luz, que falava na sessão da Assembleia Intermunicipal de Santo Antão, explicou que este equipamento, adquirido pela AMSA há já alguns anos, apresentava problemas que foram já resolvidos em Portugal, mas que estará, ainda no decurso deste mês, a funcionar no Centro Agrícola de Afonso Marinho, na Ribeira Grande.
Além do apoio no controlo da qualidade do grogue, o cromatógrafo será também utilizado no controlo da qualidade da água que se consome na ilha de Santo Antão.
O equipamento foi adquirido em 2018 pela AMSA com o apoio do Governo, no âmbito do reforço das medidas de controlo da qualidade do grogue na ilha de Santo Antão.
Com o cromatógrafo, as autoridades ligadas à fiscalização vão estar em melhores condições para controlar a qualidade do grogue que se produz na ilha
Santo Antão, com uma área de 1.034 hectares de área agrícola coberta por casa sacarina, tem capacidade para produzir dois milhões de litros de grogue genuíno por ano.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments