Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

MP brasileiro pede condenação dos acusados de ordenar o assassínio de Marielle Franco

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A Procuradoria-Geral da República do Brasil pediu na terça-feira a condenação dos supostos mandantes do assassínio da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, em 2018.

O Ministério Público defendeu nas suas alegações finais, enviadas ao Supremo Tribunal Federal, que “há provas” que confirmam a hipótese da acusação contra o ex-deputado federal João ‘Chiquinho’ Brazão e o seu irmão Domingos Brazão, funcionário do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro.

Também apoiou a condenação de Robson Calixto da Fonseca, ex-assessor de Domingos Brazão, do ex-chefe da Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa e do agente Ronald Alves Pereira.

O órgão pediu penas de prisão para os réus “acima do mínimo legal” e “em regime fechado”.

“Os irmãos Brazão e Robson constituíram uma organização criminosa dedicada a atividades de milícia, com a finalidade de obtenção de lucro e constituição de redutos eleitorais”, lê-se no comunicado.

O Ministério Público brasileiro denunciou ainda que o “objetivo era explorar atividades imobiliárias ilegalmente (…) com o uso do poderio informal das milícias, bem como o de constituir currais eleitorais nas áreas dominadas pela facção”.

“A atuação política de Marielle ameçava os negócios ilícitos da organização criminosa e o domínio territorial de milícias do Rio de Janeiro, o que motivou a execução da vereadora”, segundo as autoridades.

De acordo com as investigações, o atentado a tiros contra Marielle Franco, no qual também morreu Anderson Gomes, motorista do veículo em que ela viajava, teve clara motivação política.

Marielle Franco era membro do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), tinha 38 anos, era negra, lésbica, nascida numa favela e toda a sua atividade política era dedicada à defesa dos direitos humanos e à luta contra os grupos criminosos que controlam as favelas do Rio de Janeiro.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 16 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 23 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos