A celebração eucarística em honra à Nossa Senhora de Fátima, hoje em Assomada, Santa Catarina, foi presidida pelo padre Irineu Correia, que pediu aos fiéis para olharem a santa padroeira como “modelo da paz, fé e esperança”.
Em declarações à imprensa momentos antes da missa, celebrada com presença de sacerdotes de outras paróquias da Diocese de Santiago, o pároco da Paroquia de São Paulo Apóstolo, em Palmarejo, Praia (Santiago), afirmou que mensagem de paz, fé e esperança transmitida por Maria em 1917 aos três pastorinhos é de “tamanha actualidade”.
Segundo ele, à semelhança de 1917, cuja tendência é descristianizar e de más influências, Nossa Senhora do Rosário Fátima – uma outra atribuição dada a Maria –, pede conversão, ou seja, mudança de vida.
“Maria pede-nos para recentramo-nos e para vermos para Jesus Cristo, o Salvador”, disse, acrescentando que nesta “aparição extraordinária” de Nossa Senhora de Fátima, Portugal, 1917, ela revelou o seu nome e mostrou seu próprio coração, e trouxe uma mensagem de paz no coração de todos os homens de boa vontade.
Ineida Cabral, juíza perpétua há cinco da Festa 13 de Maio, e Helena Fonseca, de São Lourenço dos Órgãos, assim como muitos católicos e devotos que participaram na missa e procissão, pediram à santa padroeira o fim da guerra, felicidade perpétua a todas as família, união, saúde e paz, tendo prometido voltar para pagar e renovar as promessas.
Relativamente ao desenvolvimento da cidade de Assomada, assim como outros citadinos entrevistados pela Inforpress, Ineida Cabral, nascida nesta urbe, residente na cidade da Praia, reconhece ganhos a vários níveis, almejando que o desenvolvimento continue para torná-la cada vez mais bonita e saudável.
A celebração eucarística, que contou com a presença do Presidente da República, José Maria Neves, do presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, do presidente da câmara de Santa Catarina, Armindo Freitas, e outras entidades políticas, foi marcada por procissão com a imagem da santa pelas principais artérias da cidade de Assomada.
Além desta missa campal, ponto alto das festividades, que teve como palco o Largo da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Dia da Cidade de Assomada e da sua santa padroeira com o mesmo nome, que também comemora hoje 24 anos da sua elevação à categoria de cidade, foram realizadas actividades culturais e desportivas.
E ainda inauguração da rede de água domiciliar nas localidades de João Bernardo e Librão dos Engenhos, um investimento de cerca de 10 milhões de escudos, que beneficiou directamente cerca de 700 habitantes.
Para hoje, está programado o evento musical “Badju Kunjunto” (baile conjunto, em português), das 16:00 às 22:00, no polivalente de Assomada.
O evento, com entrada paga, vai contar com actuação de Chando Graciosa e o grupo Ferro Gaita.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments