Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Governo procede alteração do sector público empresarial visando “transparência e informações estratégicas”

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

  O Governo procedeu hoje à alteração de 20 artigos do sector público empresarial que vão permitir transparência e informações estratégicas, informou o secretário de Estado das Finanças, em comissões especializadas.

 

O encontro reuniu a Comissão Especializada dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma do Estado e a Comissão Especializada de Economia, Ambiente e Ordenamento do Território.

O objectivo foi aprovar na especialidade a proposta de lei que procede à segunda alteração à lei 104/VIII/2016, de 06 de Janeiro, que estabelece os princípios e regras aplicáveis ao Sector Público Empresarial, incluindo as bases gerais do estatuto das empresas públicas.

Em declarações à imprensa, o secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, sublinhou que as alterações vão permitir alinhar com aquilo que são “as melhores práticas internacionais”, para além de “salvaguardar mais transparência”.

Com a introdução também de mecanismos que permitem um “maior controlo” daquilo que é o acesso a um empréstimo por parte das empresas públicas.

“Estamos a incluir também matérias relacionadas com a questão das auditorias interna e externa, a introduzir a entidade que faz a gestão das participações, pretendemos, introduzir a sociedade gestora de participações sociais e estamos também a densificar aquilo que são, portanto, as orientações, políticas e técnicas”, esclareceu o secretário de Estado das Finanças.

Segundo a mesma fonte, foi introduzido um relatório de riscos fiscais, ambientais, económicos e financeiros “atempadamente” das medidas corretivas e melhoria da performance das empresas do sector público.

“As empresas terão um quadro muito mais claro, relativamente àquilo que são, as informações que têm que reportar, nomeadamente a entidade que faz a gestão das participações públicas com certeza terá uma perspectiva mais pedagógica de auxiliar a gestão”, disse Alcindo Mota.

O documento em discussão está em vigor desde 2016, e teve a sua primeira alteração em 2019, e agora em 2025. 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 8 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 7 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos