Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Cabo Verde anuncia medidas para travar surto de peste suína africana

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Cabo Verde vai implementar, a partir desta terça-feira, medidas de emergência para travar um surto de peste suína africana na ilha da Boa Vista, uma doença que não afeta humanos, mas tem grande impacto económico.

“Dado o elevado índice de mortalidade de suínos e o impacto direto na economia local - uma vez que cerca de 47% da carne suína produzida é comercializada -, torna-se urgente a adoção de medidas eficazes de combate e prevenção para evitar a propagação da doença”, lê-se numa resolução do Conselho de Ministros.

As restrições ao comércio da carne e derivados e os custos relacionados com as medidas de controlo e erradicação também afetam o rendimento dos produtores.

As “medidas emergenciais” de controlo sanitário foram aprovadas pelo Governo e entram hoje em vigor com um financiamento de 45 milhões de escudos (cerca de 400 mil euros), lê-se no Boletim Oficial da República.

As medidas incluem a construção de infraestruturas (uma nova “pocilga municipal”), uma vez que a falta de higiene na criação de suínos e a ausência de medidas higiossanitárias e de biossegurança estão na origem de surtos regulares nas ilhas, desde há 60 anos.

“Em resposta a esta situação de emergência, o Governo entende ser necessário reforçar os investimentos com medidas adicionais, que incluem quarentena, abate sanitário, vigilância epidemiológica e biossegurança”, lê-se na resolução do Conselho de Ministros.

O atual surto na ilha da Boa Vista foi anunciado em fevereiro, mas a doença já tem um registo com décadas, no arquipélago.

Os primeiros sinais de peste suína africana em Cabo Verde foram observados em 1966, inicialmente nas ilhas de Santiago e Maio. 

Em 2011, a doença alcançou a ilha do Fogo e, em 2015, foi registada na ilha da Boa Vista, causando surtos periódicos desde então, segundo contextualiza a resolução governamental.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 1 hour

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos