Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Parlamento: Proposta de lei que aprova código do imposto sobre propriedade e transmissão de Imóveis aprovada por unanimidade

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A proposta de lei que aprova o código do imposto sobre a propriedade e transmissão de Imóveis foi aprovada  na sexta-feira na votação final global por unanimidade dos eleitos da nacçao presentes na sessão.

Este instrumento foi aprovado em sede de parlamento, por 55 deputados, sendo 32 do Movimento para Democracia(MpD), 20 do Partido Africano da Independência(PAICV) e 3 da UCID.

As três bancadas, tanto do MpD, PAICV, como a da UCID congratularam-se com aprovação destes códigos, considerando-os pertinentes para elevar o país.

A proposta de lei que aprova o código do imposto sobre a transmissão de Imóveis (ITI) visa estabelecer as regras para a tributação das operações que implicam a transferência de propriedade de imóveis.

Este código tem como objectivo principal modernizar o sistema tributário e garantir uma aplicação mais justa e equitativa do imposto sobre a transmissão de imóveis.

Já a proposta de lei que aprova o código do imposto sobre a Propriedade de Imóveis (IPI) tem como objectivo criar um novo código que reestrutura a tributação sobre a propriedade de imóveis em Cabo Verde, incluindo imóveis rústicos, urbanos e mistos. 

A proposta visa alterar o Imposto Único do Património (IUP), tornando-o mais transparente, de modo a facilitar o cálculo e pagamento do imposto. 

O objectivo é também abranger um maior número de imóveis, aumentando a base tributária e, consequentemente, as receitas para as autarquias locais. 

Esta proposta prevê um alívio fiscal para alguns contribuintes, buscando equilibrar a receita com a capacidade de pagamento. 

De realçar que durante a sessão da tarde foram discutidas também q proposta de lei que procede à primeira alteração à lei orgânica do Conselho Superior da Magistratura Judicial, aprovada pela Lei n.º 90/VII/2011, de 14 de Fevereiro,  na especialidade. Os deputados decidiram aprovar o documento em votação final global juntamente com proposta de lei que procede à segunda alteração à lei orgânica do Ministério Público, aprovada pela Lei n.º 89/VII/2011, de 14 de Fevereiro, e alterada pela Lei n.º 16/IX/2017, de 13 de Dezembro. 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 8 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 7 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos