Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Director nacional pede “investimento forte” na PJ para combater crime transnacional e organizado

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Manuel da Lomba, apelou hoje, no Mindelo, a um “investimento forte” em termos de recursos humanos e tecnológicos para que a PJ possa combater o crime transnacional e organizado.

Manuel da Lomba fez este pedido a propósito das comemorações do 32º aniversário da PJ que decorre, no Mindelo, sob o lema “Polícia Judiciária – 32 anos na prevenção e combate ao crime por uma sociedade justa e segura”.

“Claramente, que os recursos humanos não são satisfatórios no país porque para ter uma Polícia Judiciária forte, eficaz e eficiente nós temos que ter investimentos a nível dos recursos humanos, a nível dos recursos tecnológicos, a nível dos equipamentos”, afirmou.

São investimentos que, segundo Manuel da Lomba, podem ajudar a PJ a combater o crime transnacional e organizado, que cada vez mais é sofisticado, desde lavagem de capitais, tráfico de drogas, a cibercriminalidade, tráfico de pessoas e de armas.

“Há vários tipos de crime que acontecem principalmente nos nossos mares, porque nós somos um país arquipelágico, somos um território descontínuo e nós estamos cercados por mar”, argumentou.

Sobre as comemorações dos 32 anos da PJ, Manuel da Lomba considerou que isso impele à uma reflexão sobre o que é que podem fazer mais e melhor para Cabo Verde, principalmente na questão da segurança marítima, dos nossos bens e da segurança pessoal.

“Não é um tema apenas que diz respeito apenas ao Estado. Também todos nós temos a responsabilidade de com este activo muito importante para Cabo Verde que é a segurança. E o que nos vem à cabeça é precisamente o nosso dever de fazer mais e melhor para a segurança dos cabo-verdianos e dos que escolhem Cabo Verde para viver”, afirmou.

Segundo o director nacional da PJ deve-se também exigir da sociedade cabo-verdiana a responsabilidade para que todos tenham a consciência de contribuir para a segurança do país.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 9 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 1 hour

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 8 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos