Os agricultores continuam sem informações relativas ao projecto de ordenamento da bacia hidrográfica de Ribeira da Cruz, no município do Porto Novo, em Santo Antão, confirmou este domingo um representante da classe.
O presidente da Associação dos Agricultores de Jorge Luís, Otelindo Santos, disse à Inforpress que, apesar de ser “uma reivindicação antiga”, os agricultores continuam à espera de novidades sobre o projecto de ordenamento desta bacia hidrográfica.
Este responsável avançou que é desejo dos lavradores que este projecto prometido pelo Governo seja implementado para dar uma outra dinâmica à actividade agrícola nesses vales que, apesar dos constrangimentos, sobretudo, em matéria de água, continuam sendo os mais produtivos do município do Porto Novo.
O projecto de ordenamento da bacia hidrográfica de Jorge Luís – Ribeira da Cruz propõe, precisamente, a mobilização de água para agricultura nesses dois vales, apurou a Inforpress.
Os lavradores propõem, no quadro deste projecto, a recuperação das nascentes e de um furo que está há vários anos inoperante.
Em Morro Cavalo, na Ribeira da Cruz, os cerca de 40 lavradores locais exigem a execução de um furo nesse perímetro agrícola, informou o representante, José Lima.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo havia assegurado à Inforpress que este projecto está nos planos deste ministério, que está a mobilizar financiamentos para a execução das obras, que incidirão, numa fase inicial, na mobilização de água e correcção torrencial.
O projecto de ordenamento da bacia hidrográfica de Jorge Luís - Ribeira da Cruz deve ser financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments