Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Porto Novo: Agricultores sem informações do projecto de ordenamento de bacia hidrográfica

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Os agricultores continuam sem informações relativas ao projecto de ordenamento da bacia hidrográfica de Ribeira da Cruz, no município do Porto Novo, em Santo Antão, confirmou  este domingo um representante da classe.

O presidente da Associação dos Agricultores de Jorge Luís, Otelindo Santos, disse à Inforpress que, apesar de ser “uma reivindicação antiga”, os agricultores continuam à espera de novidades sobre o projecto de ordenamento desta bacia hidrográfica.

Este responsável avançou que é desejo dos lavradores que este projecto prometido pelo Governo seja implementado para dar uma outra dinâmica à actividade agrícola nesses vales que, apesar dos constrangimentos, sobretudo, em matéria de água, continuam sendo os mais produtivos do município do Porto Novo.

O projecto de ordenamento da bacia hidrográfica de Jorge Luís – Ribeira da Cruz propõe, precisamente, a mobilização de água para agricultura nesses dois vales, apurou a Inforpress.

Os lavradores propõem, no quadro deste projecto, a recuperação das nascentes e de um furo que está há vários anos inoperante.

Em Morro Cavalo, na Ribeira da Cruz, os cerca de 40 lavradores locais exigem a execução de um furo nesse perímetro agrícola, informou o representante, José Lima.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo havia assegurado à Inforpress que este projecto está nos planos deste ministério, que está a mobilizar financiamentos para a execução das obras, que incidirão, numa fase inicial, na mobilização de água e correcção torrencial.

O projecto de ordenamento da bacia hidrográfica de Jorge Luís - Ribeira da Cruz deve ser financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 11 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 3 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 9 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos