Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

ONU precisa de 196 ME para resposta humanitária em Moçambique

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

As Nações Unidas precisam de 222 milhões de dólares (196 milhões de euros) para assistir este ano a cerca de 1,4 milhões de moçambicanos afetados pela seca associada ao fenómeno climático 'El Niño'.

De acordo com um relatório do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), consultado hoje pela Lusa, do financiamento necessário, apenas 41,5 milhões de dólares (37 milhões de euros), o correspondente a 19%, foi desembolsado.

"O défice financeiro limitou severamente a capacidade dos intervenientes humanitários para prestarem ajuda atempada e adequada aos necessitados", refere-se no documento.

Segundo aquela agência da ONU, o financiamento será aplicado nas áreas de segurança alimentar e meios de subsistência, com 199 milhões de dólares (176 milhões de euros), água, saneamento e higiene, com 11 milhões de dólares (9,7 milhões de euros), nutrição e proteção geral, com 11,7 milhões de dólares (10 milhões de euros).

Das 1,4 milhões de pessoas necessitadas, o OCHA já alcançou um total de 460 mil pessoas, explica-se no documento.

Moçambique é considerado um dos países mais severamente afetados pelas alterações climáticas globais, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre outubro e abril.

O 'El Niño' é uma alteração da dinâmica atmosférica causada por um aumento da temperatura oceânica. Este fenómeno meteorológico está também a provocar chuvas torrenciais na África oriental, que já causaram centenas de mortos em vários países, como Quénia, Burundi, Tanzânia, Somália e Etiópia.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 11 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 3 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 10 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos