Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Ilha do Sal: Ministro detalha “planos avançados” para revitalização do Pontão de Santa Maria

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O ministro do Turismo adiantou na quarta-feira “progressos significativos” para as futuras intervenções na área do Pontão de Santa Maria, incluindo a implementação de medidas de apoio a pescadores, artesãos, para um turismo “mais organizado e sustentável”.

José Luís Sá Nogueira deixou estas perspectivas depois de cumprir mais um dia de visita ao Sal, adiantando que as obras deverão ter início “em breve”, após a conclusão da fase de realocação provisória dos pescadores e artesãos que anteriormente ocupavam o local.

"Estamos a finalizar a parte de assentamento dos pescadores e artesãos que ocupavam o pontão, uma condição essencial para avançar com a construção, garantindo a continuidade das suas atividades", explicou.

Para este reassentamento provisório, serão criadas estruturas adequadas na zona da marina, equipadas com água e instalações sanitárias.

Adicionalmente, serão disponibilizadas embarcações para facilitar o trabalho dos pescadores.

O ministro enfatizou que estas ações fazem parte de um esforço mais amplo para elevar a qualidade do turismo no Sal.

Nesse sentido, mencionou a colaboração com a Associação de Pequenos e Médios Operadores Turísticos (Aprotur) para aprimorar a oferta local e o trabalho conjunto com a IGAE e o Instituto do Turismo para disciplinar o sector.

Luís Sá Nogueira também abordou outras iniciativas com “impacto positivo” no turismo, como o programa de habitação social para trabalhadores do sector hoteleiro, que visa proporcionar moradias dignas com rendas acessíveis.

“Para esses trabalhadores, o Governo tem todo um programa para assegurar que, de facto, tenham uma habitação condigna e ao mesmo tempo possam, de facto, utilizar parte do seu rendimento para pagar a habitação sem ter que fazer um grande esforço financeiro, tendo em conta o custo de vida do sal”, frisou.

Adiantou ainda que os pequenos operadores turísticos próximos ao grupo hoteleiro RIU serão beneficiados com a instalação de novos quiosques organizados para a venda de seus produtos, uma iniciativa que será expandida por toda a cidade de Santa Maria.

"Este trabalho que estamos a desenvolver vai melhorar a qualidade da nossa oferta e projetar uma imagem de um país organizado, que prima pela humanidade", concluiu o ministro Luís Sá Nogueira, reforçando o compromisso do Governo com um turismo sustentável e que valoriza a comunidade local.

Sobre a realocação dos vendedores de peixe, o ministro confirmou que será num espaço aberto na zona da marina, com todas as condições necessárias, incluindo água, casas de banho e estruturas em madeira. 

A assinatura dos documentos para avançar com o reassentamento “é iminente”, permitindo o início das obras do novo pontão.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 11 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 3 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 10 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos