Tuesday, 08 July 2025

A ATUALIDADE

Santa Catarina: Pároco pede a comunidade de Serra Malagueta que continue “resiliente e forte na fé”

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O pároco da Paróquia de Santa Catarina (Santiago), Esmeraldo Borges, pediu hoje a população de Serra Malagueta, que celebrou hoje a festa do seu santo padroeiro, São José Operário, que continue “resiliente e forte na fé”.

 

A concelebração eucarística antecedida por procissão, foi presidida pelo padre diocesano Francisco Sanches, vigário paroquial na Paróquia de São Nicolau Tolentino, em São Domingos, e reuniu centenas de fiéis católicos e devotos de várias localidades do município de Santa Catarina ao redor da capela de São José Operário.

Em declarações à Inforpress, momentos antes da missa, o padre diocesano destacou a resiliência da comunidade de Serra Malagueta, que após dois anos do trágico incêndio que vitimou oito militares das Forças Armadas e um jovem local.

“Pedimos a comunidade de Serra Malagueta que continue resiliente e forte na fé, apoiando na tradição da festa sagrada de São José Operário, e olhando para este santo e pedindo sua intercessão e graças que veem do céu”, afirmou.

Em relação à eucaristia, avançou que o sacerdote vai transmitir uma mensagem de esperança e de Jesus que, lembrou, apresentou como “caminho, verdade e vida”.

“Neste dia São José Operário, patrono dos trabalhadores, a mensagem é que todos nós continuemos engajados no amor e na graça, procurando na fé uma vida cada vez mais comprometida com Deus e mais engajada no caminho que nos conduza à liberdade e à esperança (…)”, exortou.

Na ocasião, informou que a Paróquia de Santa Catarina vai aproveitar a festa para sensibilizar mais uma vez os fiéis, emigrantes e autoridades municipais e nacionais, para os ajudar na reabilitação da capela local, que se encontra degradada e carece de intervenções profundas.

A este propósito, lembrou que está em curso uma campanha de angariação de fundo lançada há dois anos.

Já os devotos e juízes de festas pediram vida, saúde e paz no mundo, tendo prometido voltar para pagar e renovar as promessas.

Após dois anos da “tragédia da Serra da Malagueta”, a festa voltou a ser celebrada, mas de forma tímida e com fraca movimentação de pessoas.

Os moradores abriram as portas das suas casas e receberam os convidados para o tradicional almoço depois da eucaristia.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 10 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 3 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 9 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos