O pároco da Paróquia de Santa Catarina (Santiago), Esmeraldo Borges, pediu hoje a população de Serra Malagueta, que celebrou hoje a festa do seu santo padroeiro, São José Operário, que continue “resiliente e forte na fé”.
A concelebração eucarística antecedida por procissão, foi presidida pelo padre diocesano Francisco Sanches, vigário paroquial na Paróquia de São Nicolau Tolentino, em São Domingos, e reuniu centenas de fiéis católicos e devotos de várias localidades do município de Santa Catarina ao redor da capela de São José Operário.
Em declarações à Inforpress, momentos antes da missa, o padre diocesano destacou a resiliência da comunidade de Serra Malagueta, que após dois anos do trágico incêndio que vitimou oito militares das Forças Armadas e um jovem local.
“Pedimos a comunidade de Serra Malagueta que continue resiliente e forte na fé, apoiando na tradição da festa sagrada de São José Operário, e olhando para este santo e pedindo sua intercessão e graças que veem do céu”, afirmou.
Em relação à eucaristia, avançou que o sacerdote vai transmitir uma mensagem de esperança e de Jesus que, lembrou, apresentou como “caminho, verdade e vida”.
“Neste dia São José Operário, patrono dos trabalhadores, a mensagem é que todos nós continuemos engajados no amor e na graça, procurando na fé uma vida cada vez mais comprometida com Deus e mais engajada no caminho que nos conduza à liberdade e à esperança (…)”, exortou.
Na ocasião, informou que a Paróquia de Santa Catarina vai aproveitar a festa para sensibilizar mais uma vez os fiéis, emigrantes e autoridades municipais e nacionais, para os ajudar na reabilitação da capela local, que se encontra degradada e carece de intervenções profundas.
A este propósito, lembrou que está em curso uma campanha de angariação de fundo lançada há dois anos.
Já os devotos e juízes de festas pediram vida, saúde e paz no mundo, tendo prometido voltar para pagar e renovar as promessas.
Após dois anos da “tragédia da Serra da Malagueta”, a festa voltou a ser celebrada, mas de forma tímida e com fraca movimentação de pessoas.
Os moradores abriram as portas das suas casas e receberam os convidados para o tradicional almoço depois da eucaristia.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments