O ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, assegurou hoje, na cidade da Praia, que o financiamento para a construção do novo centro de saúde de Ribeira Grande de Santiago está garantido e que as obras terão início “brevemente”.
Em declarações à imprensa, à margem de uma visita aos centros de saúde de Ribeira Grande de Santiago e Tira Chapéu, na cidade da Praia, o governante reforçou que o projecto avançará em breve e que, assim que a infraestrutura estiver concluída, será equipada e dotada de profissionais de saúde.
“O início vai ser para já e o financiamento está garantido” (…) assim que o centro de saúde for construído e me for entregue, aí sim irei responder às necessidades dela e iremos, portanto, dotá-la dos recursos humanos e recursos também técnicos e de equipamento para responder à demanda” explicou.
No entanto, esclareceu que a execução da obra não é da responsabilidade directa do Ministério da Saúde, estando a cargo de “outras entidades competentes” do Estado.
Segundo Jorge Figueiredo, o novo centro de saúde será estruturado de forma a garantir atendimento em diversas áreas, incluindo saúde materno-infantil, cuidados a doentes crónicos e atendimento de urgência mínima.
“Esse centro de saúde responde àquilo que temos como função, mais ou menos como esta que estamos a visitar, em Tira Chapéu e Achada de Santo António, e que pretende ser estruturada de modo adequado a responder à saúde da mulher, da criança, aos crónicos, a urgência mínima que se pode oferecer e dar atenção holística em função daquilo que são as demandas necessárias", reiterou o governante.
O ministro adiantou ainda que a nova infraestrutura permitirá a elevação da Cidade Velha ao estatuto de Delegacia de Saúde, reforçando a capacidade de resposta do município em matéria de cuidados primários.
O projecto do novo centro de saúde já havia sido destacado pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, durante a sessão solene comemorativa do Dia do Município, em 2023.
Na ocasião, o autarca afirmou que a implementação da infraestrutura contaria com o financiamento do Governo, enquadrando-se nos esforços para melhorar os serviços de saúde na região.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments