Sunday, 06 July 2025

A ATUALIDADE

Avião militar lança por engano oito bombas e fere sete civis na Coreia do Sul

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A força aérea da Coreia do Sul informou esta quinta-feira que um avião de combate lançou por engano oito bombas, que explodiram no local errado durante um exercício militar, ferindo sete civis.

"Oito bombas MK-82 foram lançadas de forma anómala por um avião KF-16 da força aérea, explodindo fora do perímetro previsto", declarou a força aérea em comunicado.

O incidente ocorreu na manhã de hoje por volta das 10:00 horas (01:00 em Lisboa), em Pocheon (norte), a cerca de 25 quilómetros a sul da linha de demarcação com a Coreia do Norte, que tem armas nucleares.

De acordo com a mesma fonte, o caça participava num "exercício conjunto com munições reais, organizado com a força aérea e o exército".

De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, a Coreia do Sul estava a realizar "exercícios com os Estados Unidos em Pocheon".

"As bombas [terão] provavelmente caído numa aldeia durante um exercício entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul", indicou, por sua vez, a agência nacional sul-coreana de proteção civil.

O incidente causou quatro feridos graves, três ligeiros e ainda "danos materiais" numa igreja e em duas casas, de acordo com a mesma agência.

No final deste mês, os Estados Unidos e a Coreia do Sul deverão iniciar os tradicionais exercícios militares anuais "Freedom Shield", que incluem manobras para conter a ameaça nuclear da Coreia do Norte.

Washington é o principal aliado de Seul em matéria de segurança, tendo estacionados cerca de 28.500 soldados na Coreia do Sul.

"Lamentamos profundamente o lançamento errado destas bombas, que atingiram civis, e desejamos uma rápida recuperação aos feridos", declarou a força aérea na nota.

A Coreia do Sul declarou ter criado um comité para investigar o sucedido e comprometeu-se a "compensar os danos".

 

As relações diplomáticas entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, que permanecem tecnicamente em guerra desde o conflito armado de 1950-1953, encontram-se no ponto mais baixo das últimas décadas.

A Semana com Lusa

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 2 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 9 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
3 days 20 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos