Sunday, 06 July 2025

Cabo Verde recebe formação para combater praga de Lagarta-do-cartucho de milho

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Cabo Verde recebeu a formação de facilitadores de Campos-Escola do Produtor (CEP) / Lagarta-do-cartucho de milho que decorreu de 04 a 06 deste mês, nas instalações da DGASP, na Cidade da Praia. A mesma contou com a presença de 20 participantes, entre agentes de extensão rural e facilitadores do CEP.

Segundo a fonte deste diário digital, a formação que foi ministrada pela especialista Noelie Bambara. Teve por objetivo melhorar a capacidade dos facilitadores na gestão integrada da lagarta na produção de milho, através do desenvolvimento de programas adequadas do CEP, da promoção e disseminação do guia de controle e gestão de pragas para os facilitadores de campos-escolas do produtor/agricultor.

De acordo com um com um comunicado divulgado pela organização das nações unidas para a alimentação e agricultura (FAO), a formação foi dirigida a 20 participantes, entre agentes de extensão rural e facilitadores do CEP, responsáveis pelo treinamento de produtos

Segundo a mesma fonte, a CEDEAO e a FAO afirmam que a educação do agricultor é essencial na estratégia de gestão sustentável da lagarta-do-cartucho do milho. O Campo-Escola do Produtor ou Agricultor (CEP/CEA) é uma abordagem de educação de agricultores promovida pela FAO e por muitas organizações em todo o mundo.

“A CEDEAO quer melhorar a partilha e a comunicação sobre o conhecimento adquirido com os agricultores do espaço da CEDEAO através da organização de sessões de formação de formadores nos 15 países da sub-região”, enfatiza a mesma fonte.

A lagarta-do-cartucho do milho (LCM) continua a conquistar novos territórios fora da África Subsaariana, onde tem provocado estragos em todos os países, exceto no Lesotho. Até agora, a praga está presente em 3 continentes (América, África e Ásia). Na África Ocidental, desde o seu surgimento em 2016, está confirmada a sua presença em todos os 15 países onde os danos são observados no milho, sorgo e o arroz.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 14 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 1 hour

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos