A cidade de Assomada, capital de Santa Catariana e de Santiago Norte, acolhe, esta sexta-feira, 29, a 2ª Edição da Feira de Turismo de Santiago (FETURIS). Este certame comercial prossegue até o dia 29 e conta com o envolvimento dos nove Municípios da ilha de Santiago.
“Está tudo a postos para o arranque da FETURIS”, disse o Presidente da Associação dos Municípios de Santiago (AMS), Clemente Garcia. O também Presidente da Câmara Municipal de São Domingos adiantou ainda que os nove municípios de Santiago estão “engajados para que esta edição” da FETURIS seja “um êxito”.
“A Cidade de Assomada foi, unanimemente, escolhida pelos nove municípios para acolher a edição deste ano, que conta com uma vasta e diversificada programação, onde os Debates, as Reflexões, a Cultura, a Música, a Dança, o Teatro e o Artesanato dão uma visão geral do pulsar de Santiago e das suas gentes”, justificou Clemente Garcia, manifestando o seu optimismo quanto à edição deste ano.
Assomada e mais-valias
Para o presidente da AMS, a cidade do Planalto reúne todas as condições para acolher Feturis. “Assomada é portadora das mais-valias necessárias à organização desta 2ª Edição no concelho, por razão da sua experiência na organização de grandes eventos, dos quais destacamos a realização da 1ª Semana da Qualidade (o primeiro evento do género realizado em Cabo Verde), que mobilizou a participação de dezenas de especialistas nacionais em várias áreas, que engajou quatro dezenas de expositores na feira do mesmo nome, e foi destaque permanente na comunicação social cabo-verdiana”. A mesa fonte salientou também que “a cidade do planalto conta com espaços físicos de qualidade que permitem que todas as condições para a realização de uma feira deste tipo sejam contempladas, nomeadamente, as ruas pedonais do centro da cidade e a Praça Central, que vão ser palco da Programação Oficial da FETURIS”.
Conforme a organização, um milhão e seiscentos mil escudos é o orçamento para esta segunda edição, totalmente coberto pelo Fundo do Turismo. «A feira prolonga-se até ao próximo domingo, 28, e conta com a participação dos nove municípios da ilha de Santiago, nomeadamente, Santa Catarina, Tarrafal, São Miguel, Santa Cruz, São Domingos, Praia, Ribeira Grande, São Lourenço dos Órgãos e São Salvador do Mundo», lê-se na nota remetida ao Asemanaonline.
Feturis e impulso ao Turismo
A fazer fé no Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara de Santa Catarina, o evento tem por objetivos promover o desenvolvimento do Turismo em Santiago, dando a conhecer maravilhas naturais, sítios históricos e a sua diversidade cultural. "A Feira de Turismo de Santiago tem por objeto promover o desenvolvimento do turismo na ilha, dar a conhecer as suas potencialidades e diversidade em matéria de gastronomia, cultura, música, tradições e belezas naturais, divulgar as suas maravilhas e dar a conhecer sítios de interesse histórico", salientou o Presidente da AMS.
Clemente Garcia fez, ainda, questão de referir que Santiago tem sido uma ilha “preterida” em matéria de Turismo e que, só agora, se começou a perspetivar o seu desenvolvimento neste setor, de que resulta a constituição recente da Associação de Turismo de Santiago.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments