sábado, 30 agosto 2025

E ECONOMIA

MECC assinala 1º aniversário da adesão de Cabo Verde à OMC

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cabo Verde comemora na quinta-feira, 23, o primeiro aniversário da adesão à Organização Mundial do Comércio, sob o lema “Novas Oportunidades e Novos Desafios”.

O Ministério da Economia vai assinalar a data com palestras para os deputados nacionais e jornalistas e, ainda, encontros de trabalho entre os membros do Grupo de Trabalho da OMC e os operadores económicos.

No jornal Interno do Governo lê-se que Cabo Verde foi o primeiro país africano e o terceiro ainda na qualidade de País Menos Avançado a aderir à OMC pela via negocial.

“A adesão de Cabo Verde marca uma nova era para o país, constituindo um elemento essencial da estratégia para a inserção no mercado global. Estar na organização encoraja não só a boa governação como também obriga à modernização das instituições e à melhoria do nível de qualidade dos serviços prestados e oferece oportunidade aos técnicos de se especializarem em técnicas de negociação do comércio mundial”, revela o artigo.

Já o ministério da Economia informa que o primeiro aniversário da adesão de Cabo Verde à OMC será assinalado sob o lema “Novas Oportunidades e Novos Desafios”. As vantagens que o sistema comercial da OMC pode trazer, de acordo com o MECC, é manter a paz, permitir que a disputa seja tratada de forma construtiva e reduzir os custos de vida pela prática do comércio livre, fornecer ao consumidor a possibilidade de escolha e maior qualidade, aumentar o rendimento, estimular o crescimento económico, de entre outros.

No caso concreto de Cabo Verde, diz, a adesão permite expandir o ambiente de negócios, aceder aos mercados de bens e serviços dos restantes 152 membros com maior segurança e regras iguais para todos, aumentar a qualidade dos produtos e a taxa de difusão tecnológica, maiores oportunidades de escolha, etc.

Para isso, ao longo deste ano, Cabo Verde tem trabalhado no processo de implementação dos planos de acção sectoriais e na actualização e regulamentação do quadro normativo, adaptando-os às normas internacionais, nomeadamente a legislação comercial, medidas sanitárias e fitossanitárias, Código Aduaneiro, Lei sobre a Taxa Ecológica, Lei sobre os Direitos de Autor, assim como na revisão da legislação financeira.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
7 days 6 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
7 days 21 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
8 days 14 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos