domingo, 14 julho 2024

E ECONOMIA

Cimeira G7: Líderes europeus alertam Trump para riscos de guerras comerciais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os líderes europeus reforçaram junto de Donald Trump, desde a sua chegada, este sábado, a Biarritz para participar no G7, cimeira das grandes potências industriais, que as guerras comerciais podem arruinar a economia mundial.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anfitrião da cimeira que arrancou hoje à noite em Biarritz (sudoeste de França), alertou, numa breve alocução televisiva, que "as tensões comerciais são más para todos", revela a agência Reuters.

Mais inesperadamente, o novo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, também provocou o Presidente norte-americano, com quem, no entanto, ambiciona concluir um acordo comercial após a conclusão da saída do Reino Unido da União Europeia (’Brexit’).

"Estou muito preocupado [...]. Não é uma maneira de fazer", declarou, aludindo à guerra entre Washington e Pequim.

"As guerras comerciais conduzirão à recessão, enquanto os acordos comerciais impulsionam a economia", afirmou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, enquanto Donald Trump desembarcava em França a meio do dia.

Segundo a mesma fonte, o Presidente norte-americano conversou hoje,24, com Macron, num almoço que durou cerca de duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, indicou a presidência francesa.

Caso de irão e protestos de rua

Num almoço "improvisado", o Presidente francês "criou as condições para um bom nível de convergência dentro do grupo (G7), obtendo esclarecimentos de Donald Trump" sobre os principais temas do G7, o que inclui "acordos e desacordos", precisou o Eliseu antes da abertura oficial da cimeira.

Conforme ainda a agência Reuters, vários milhares de manifestantes "anti" - "anticapitalistas e antiglobalização" - desfilaram pacificamente esta manhã (24/08) em Hendaye, cidade fronteiriça espanhola de Irun.

Centenas de pessoas também desfilaram pelas ruas de Bayonne, tendo o dispositivo policial montado recorrido, por breves momentos, a canhões de água e gás lacrimogéneo para as dispersar.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

António
3 days 9 hours

O melhor para ilha do Fogo

Antonio
9 days 9 hours

Quando reformar prefiro de longe ir à Universidade Sénior do que ficar a frequenrar bares e botequins com bebidas.

Daniela Santana
16 days 8 hours

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências