quinta-feira, 23 maio 2024

Portugal: Comunidade cabo-verdiana hoje está muito bem integrada no tecido social de Oeiras – autarca

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, garante que a comunidade cabo-verdiana teve uma integração “positiva” e que hoje está “muito bem” adaptada no tecido social neste município português que acolhe milhares de cabo-verdianos.

À Inforpress Lisboa, o autarca da câmara que tem geminação com o município de São Vicente desde 1988, lembra que quando assumiu as funções pela primeira vez, Oeiras tinha 5.000 barracas, sendo que dessas, metade eram famílias cabo-verdianas em condições “muito difíceis”.

Segundo ele, foi possível levar por diante políticas de realojamento no município e actualmente todos vivem em casas em bairros municipais de habitação pública, assim como, “dezenas, senão centenas” de jovens frequentam a universidade, que antes era um número muito reduzido.

“Portanto, houve aqui uma progressão social extraordinária e a comunidade cabo-verdiana hoje está muito bem integrada no tecido social de Oeiras e diria que, quer para os cabo-verdianos que aqui residem, quer pela população que os acolheu, estamos perante uma relação que não distingue cabo-verdianos das pessoas que têm origem noutro território qualquer, inclusivamente do continente e do território português”, assegura, citado pela mesma fonte.

Isaltino Morais lembra que agora já existem a segunda e terceira gerações, mas que “há uma integração muito positiva” e os cabo-verdianos “não sentem qualquer discriminação ou tratamento diferenciado”, por causa desta “excelente integração” da comunidade.

No dia 31 de Julho, a comunidade cabo-verdiana esteve em festa com missa em honra de Nhu Santiago Maior, comemorado em Santa Cruz, ilha de Santiago, e que todos os anos, no primeiro domingo a seguir ao 25 de Julho, é comemorado no município de Oeiras.

Conforme a Inforpress, o evento teve a participação do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, da primeira-dama, Débora Carvalho, e do Presidente da República, José Maria Neves, que esteve em visita oficial de quatro dias a Portugal.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

liketerra
1 day 14 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Fred
2 days 15 hours

Sr Chefe E essas lojas que vendem bebidas e que os bêbados gritam para incomodar pessoas.. Vida saudável ???

rocha
7 days 8 hours

Em Cabo Verde e mesmo tchakota todos saonsaco da mesma******?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências