A terceira edição da Web Summit, em Lisboa, na semana ora finda, destacou-se também pela ausência anunciada do futebolista Ronaldinho Gaúcho, que como empresário tem contas a ajustar com o fisco do seu país, Brasil, onde tem o passaporte apreendido “devido à falta de pagamento de uma dívida" de mais de 200 milhões CVE num processo por danos ambientais“.
“Sem passaporte, não há Web Summit para o Ronaldinho, infelizmente”, tuìtou Paddy Cosgrave, dias antes do arranque do evento mais mediático que Lisboa tem acolhido nos últimos três anos.
E o craque dos dribles — condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, devido à "construção, sem licenciamento ambiental, de um cais na orla do rio Guaíba, uma zona protegida" — esteve tanto na primeira edição da Web Summit lisboeta, em 2016, como na segunda, em 2017.
O seu talento futebolístico não foi diretamente focalizado, mas sim o de empreendedor que usa as novas tecnologias como mais uma ferramenta para se lançar no mundo dos negócios de entretenimento com a série de desenhos animados "A Turma do Ronaldinho Gaúcho". Ronaldinho Gaúcho alter-ego masculino da Mónica, ambos criaturas de Maurício de Sousa.
Tem passaporte apreendido — e viaja?
A verdade é que Ronaldinho Gaúcho, com passaporte apreendido, esteve no Japão, esteve na capital francesa, esteve em Marrocos. Enquanto decorria a Web Summit. Explicação?
Vários órgãos de comunicação social, desportivos e não só, brasileiros e não só, explicam que a decisão do tribunal foi divulgada no dia 2 e Ronaldinho já estava em Tóquio, num evento patrocinado pela Nike.
A viajar nestas últimas semanas sem pisar o Brasil, segundo explica, por exemplo, o diário desportivo português A Bola, o craque dos dribles tem ainda o passaporte consigo.
Outra explicação, a deduzir da biografia do ex-jogador do Barcelona (2003-08: Ronaldinho Gaúcho tem também a nacionalidade espanhola. Deduza-se pois que, mesmo com a apreensão do passaporte do Brasil, a condição de nacional de um segundo país dá-lhe asas para voar pelo mundo. E talvez até só regresse ao Brasil quando Bolsonaro terminar o mandato. Sabe Deus quando.
Alemanha, próxima paragem
No próximo sábado, 17, o internacional brasileiro estrela de Tóquio 2000, vai estar num jogo amigável em Frankfurt. O veterano de 38 anos Ronaldinho Gaúcho, o mais novo dos quatro notáveis de nome Ronaldo no futebol do Brasil desde fins da década de 1980, vai jogar com velhas glórias...
Fontes: UOL Esporte/France Football/Outras referidas.
Foto: Ronaldinho Gaúcho, real, à frente do Ronaldinho Gaúcho da banda desenhada.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments