“Para as próximas eleições, a previsão é de que cerca de 350 mil eleitores participem, com dados ainda preliminares”, apontou.
Salif Silva fez estas declarações na conferência de imprensa realizada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) para socialização dos pontos importantes do calendário eleitoral que já foi republicado e está disponível no site oficial da comissão.
Segundo o mesmo, os dados preliminares revelaram um aumento significativo no número de eleitores, com mais de 23 mil novos registos desde as últimas eleições.
“No último ciclo eleitoral, o número de novos eleitores atingiu a marca de 14 mil, elevando o total de novos registos para mais de 23 mil desde as últimas eleições [Presidenciais de 2021]. Apesar dos dados ainda serem preliminares, o engajamento dos jovens tem sido notável”, indicou.
Ainda assim, comentou que muitos desafios persistem, pelo que voltou a apelar a todos os jovens que completaram 18 ou 20 anos devem aproveitar a oportunidade para se registar até o dia 26 de Setembro.
Salif Silva fez saber que desde o início do ano, um plano estratégico tem sido implementado para garantir a logística eleitoral, assegurando que todas as condições estejam em conformidade com os prazos estabelecidos.
As oitavas e últimas eleições municipais em Cabo Verde foram realizadas a 20 de Outubro de 2020, em plena pandemia da covid-19, para escolher os autarcas dos 22 concelhos do arquipélago.
O Movimento para a Democracia (MpD, no poder) ganhou 14 câmaras, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (oposição) conquistou oito.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments