sexta-feira, 09 maio 2025

Dívidas da câmara de Santa Catarina do Fogo ultrapassam os 100 mil contos – edil

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em declarações à imprensa, Manuel Teixeira explicou que é uma dívida avultada pela dimensão do município e que antes de assumir a gestão do concelho já sabia da sua existência e praticamente em todos os sectores, e mostrou-se confiante de que a sua equipa será capaz de reverter o quadro.

"Algumas dívidas são mais fáceis de resolver, outras mais complexas, como aquelas ligadas ao património. No entanto, temos confiança de que conseguiremos superar essa situação", afirmou o autarca, dando conta que a edilidade ainda possui alguns activos que podem ajudar a minimizar a dívida, mas a situação “é mais complicada quando se trata de dívidas acumuladas durante oito anos”.

Manuel Teixeira destacou que a sua equipa está empenhada em negociar com os credores para resolver as pendências e reduzir os custos operacionais da câmara e sublinhou que o objectivo é minimizar ao máximo os custos, pois existem serviços de “alto custo” que aumentam ainda mais as dívidas.

Se conseguirmos reduzir esses custos, podemos administrar com mais tranquilidade no primeiro ano e fazer investimentos ainda este ano e nos próximos três anos", explicou Manuel Teixeira.

Em relação à apresentação dos instrumentos de gestão, plano de actividades e orçamento para 2025, o edil de Santa Catarina reconheceu que a câmara ainda está a trabalhar na elaboração dos documentos, que sofreu atrasos devido à necessidade de avaliar “cuidadosamente a situação financeira” e as prioridades do município.

"Ainda não conseguimos apresentar o plano de actividades e orçamento para 2025 porque precisamos analisar factores essenciais neste momento. Queremos ser cautelosos e elaborar um plano realista que seja compatível com a nossa capacidade de gestão", afirmou o presidente, que sublinhou que o plano de actividade e orçamento devem ficar concluídos e entregue até o final do mês de Janeiro à Assembleia Municipal para apreciação e aprovação.

Apesar das dificuldades, Manuel Teixeira se mostrou optimista em relação à capacidade da nova administração de reverter a situação financeira do município.

"Somos uma equipe jovem e motivada, e estamos confiantes de que vamos dar a volta por cima. Fomos escolhidos para isso, e é para isso que estamos a trabalha", concluiu o presidente da edilidade de Santa Catarina do Fogo.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
5 days 17 hours

Engana que eu quero o sr presidente nao sabe nada disso, mama ha de acabar?

Adalgisa Friend
6 days 16 hours

Repudia-se o quê? As palavras da de******da Gisela Lopes ou a realidade escancarada que ela teve coragem de pôr em cima da ...

Jorge Padre
6 days 16 hours

O que se passa em Cabo Verde com os abusos sexuais de menores não é novidade nenhuma — é uma podridão antiga, enraizada ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos