O subcomissário da Polícia Nacional, João Moniz, informou esta sexta-feira houve uma redução da criminalidade em Santo Antão em comparação com o ano anterior durante a vigência do Plano Operacional Verão Seguro 2024.
Em declarações à imprensa, João Moniz afirmou que foram registados 280 crimes entre 15 de Julho e 30 de Setembro, o que representou uma diminuição de 63 ocorrências em relação ao mesmo período do ano anterior.
Dos crimes cometidos, a mesma fonte indicou que 169 foram contra pessoas e 111 contra patrimónios, tendo o município do Porto Novo registado um número maior de ocorrências em comparação com os outros dois concelhos, Ribeira Grande e Paul.
Além disso, segundo João Moniz, 67 pessoas foram atendidas em hospitais ou centros de saúde devido a situações relacionadas com a criminalidade.
Entre as principais actividades realizadas, o subcomissário mencionou que foram revistadas 413 pessoas na via pública e apreendidas 24 armas brancas.
“Detivemos 40 indivíduos, que foram apresentados ao Ministério Público por diversos crimes, e realizámos aproximadamente 785 intervenções policiais em resposta a chamadas de emergência”, salientou.
Em termos de fiscalização, João Moniz referiu que 377 bares e 386 estabelecimentos comerciais foram inspeccionados em relação ao cumprimento do horário de funcionamento e, além disso, foram realizadas 34 visitas em várias localidades da ilha, promovendo o policiamento de proximidade.
No que diz respeito ao trânsito rodoviário, foram realizadas 15 “operações stop” que resultaram na fiscalização de 2.635 veículos e na apreensão de 13 veículos por diversas infracções.
“Também foram apreendidos 31 documentos de condutores e veículos, e aplicadas coimas que totalizaram 417.700$00. Infelizmente, 15 acidentes de viação foram registados, com 10 feridos”, disse.
Quanto ao balanço do plano, João Moniz ressaltou que, apesar de um caso isolado de homicídio seguido de suicídio que ocorreu na ilha, o cenário geral da criminalidade se mostra mais seguro, contribuindo para a tranquilidade da população local.
O Plano Operacional Verão Seguro 2024 da Polícia Nacional terminou no final do mês de Setembro e contou com a participação de 78 efectivos, abrangendo todas as esquadras de Santo Antão.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments