A Cidade da Praia acolhe, a partir de quarta-feira, 25, e durante cinco dias, a primeira edição do Campeonato Nacional Militar, nas modalidades de atletismo, judo e boxe, organizado pela Forças Armadas de Cabo Verde.
Em conferência de imprensa hoje, na Cidade da Praia, o director de formação e instrução das Forças Armadas, Isaías de Brito esclareceu que este evento está enquadrado dentro do calendário das actividades desportivas da instituição castrense para o ano de 2024 e que não substitui os Jogos Militares.
Aquele responsável informou que a competição vai decorrer no Estádio da Várzea, com as provas de atletismo (100 metros 1500, 5000 e salto em altura) e no pavilhão Vavá Duarte, que vai receber as modalidades de judo (-69 e -77 kg) e boxe e nas categorias de (categorias 57-63,5kg; 63,5-71kg; 71-80kg; 80-92kg).
A primeira edição do Campeonato Nacional Militar vai contar com 65 militares em representação da Guarda Costeira de São Vicente, do Comando da Guarnição e dos Comandos da 1ª, 2ª e 3ª Região Militar.
“Neste momento toda a logística está montada para a realização deste evento desportivo”, assegurou Isaías de Brito.
Em representação do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), a administradora, Mónica Vicente, comunicou que a realização desta competição se enquadra dentro do protocolo assinado entre as duas instituições para o desenvolvimento do desporto militar.
“Este protocolo tem dado vários frutos nomeadamente na área da formação e em investimentos em materiais desportivos”, notou Mónica Vicente anunciando a abertura, “para breve”, do Centro de Alto Rendimento do Desporto em São Vicente, em parceria com as Forças Armadas.
O Campeonato Nacional visa, conforme um comunicado de imprensa, promover a prática desportiva no âmbito militar e reforçar o papel das Forças Armadas como impulsionadoras do desporto nacional, contribuindo para o desenvolvimento de uma imagem de excelência e visibilidade institucional e promoção da Saúde Mental.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments