O conselho de administração da Águabrava aprovou uma nova campanha de isenção da taxa de religação de água para 1.100 clientes da Região Fogo/Brava com serviço de fornecimento de água suspenso neste momento.
A campanha, que entrou em vigor a partir de 16 de Setembro por um período de seis meses, vai beneficiar todos os clientes que enfrentam a suspensão do fornecimento de água devido a falta de pagamento e surgiu na sequência de uma proposta do administrador/delegado.
A campanha abrangerá aproximadamente 1.100 clientes, de consumo urbano, agricultura e pecuária, que actualmente estão com o fornecimento de água suspenso referiu o administrador/delegado Rui Évora, para quem o número de clientes nessa condição registou um aumento substancial ao longo do ano e passou de 83 em 2023 para 183 até Agosto deste ano, o que representa, segundo o mesmo, “uma tendência preocupante”.
A decisão de isentar a taxa de religação por seis meses foi motivada por diversos factores, entre eles, a importância da água para a vida humana e a necessidade de reduzir o risco de fraude ou abusos relacionados ao fornecimento de água.
A medida também visa minimizar o impacto sobre clientes em dificuldades financeiras e evitar uma possível tendência de suspensão mais ampla.
A Águabrava sempre mantém uma abertura para negociação de dívidas para permitir que clientes com dívidas em atraso possam realizar acordos de pagamento e parcelamentos para manter o acesso à água.
A actual isenção de taxas é uma acção específica para apoiar os clientes com fornecimento suspenso e aqueles que enfrentam dificuldades financeiras.
A campanha de isenção de taxa de ligação representa um esforço significativo da empresa para ajudar os clientes em situação de vulnerabilidade e garantir que todos tenham acesso contínuo a um recurso essencial como a água.
No âmbito das medidas adicionais propostas pelo governo para garantir o acesso à água às famílias necessitadas, especialmente aquelas inscritas nas categorias 1 e 2 de Cadastro Social, a empresa ainda está em processo de ressarcimento das despesas assumidas para implementar essa medida.
A conclusão do processo de ressarcimento está pendente, e a Águabrava aguarda a finalização desse processo para garantir o retorno financeiro das despesas realizadas.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments