quinta-feira, 19 setembro 2024

A ATUALIDADE

Djam Neguin estreia espectáculo “AMI.LCAR” no Mindelo e na cidade da Praia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O artista Djam Neguin estreia esta quarta feira, no Mindelo, e sexta-feira, na Praia, a sua mais recente criação “AMI.LCAR”, inspirada na vida e obra de Amílcar Cabral, em homenagem ao centenário do seu nascimento.

 

Conforme explicou à Inforpress, as apresentações vão ocorrer em dose dupla, no Mindelo e na cidade da Praia, mas a expectativa é levar a peça a outras ilhas, com planos de futuras apresentações na diáspora em 2025.

Djam Neguin avançou que o espectáculo intercala o real e o virtual, o humano e o pós-humano, recriando episódios da existência ideológica do tempo colonial, utilizando a inteligência artificial e os recursos multimédia.

O espectáculo, que visa expandir o legado de Amílcar Cabral, tem um custo de entrada de 500 escudos na compra antecipada e insere-se nas comemorações do centenário do líder que completaria 100 anos de existência no dia 12 de Setembro.

Paralelamente ao evento, o artista estreia também no Festival Internacional de Dança da Almada a curta-metragem "Xindzuti", no dia 19 de Setembro.

Logo depois, Djam Neguin vai apresentar o espectáculo "Na-Ná" dia 27 no Festival Internacional de Dança Contemporânea de Évora, sendo que após a digressão em Cabo Verde, o artista seguirá para a Guiné-Bissau, com planos de uma segunda digressão pelo Brasil, Portugal e Espanha.

Amílcar Cabral, filho do professor Juvenal Lopes Cabral (cabo-verdiano de ascendência guineense) e de Iva Pinhel Évora (nascida na ilha de Santiago, Cabo Verde), nasceu a 12 de Setembro de 1924, em Bafatá, na então Guiné portuguesa (hoje Guiné-Bissau) e foi assassinado a 20 de Janeiro de 1973, em Conacri, República da Guiné.

As comemorações do centenário do nascimento de Amílcar Lopes Cabral, um político, agrónomo e referenciado como um “teórico marxista”, têm sido marcadas por diversos eventos académicos, culturais, políticos, desportivos, sociais em várias partes do mundo.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 11 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 6 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 9 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos