População de várias localidades do município de Santa Catarina, no interior de Santiago, beneficiou hoje de consultas gratuitas na feira de saúde realizada no âmbito da 21ª missão da equipa médica chinesa a Cabo Verde.
As consultas, que decorreram nas instalações do Centro de Acolhimento e Integração Social (CAIS), em Assomada, contou com envolvimento de sete médicos chineses especialistas nas áreas de Neurologia, Ginecologia, Acupuntura, Medicina Tradicional, Pequena Cirurgia, Gerontologia e Clínica Geral.
A feira de saúde, que contou ainda com participação de médicos e enfermeiros do Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV) e da Delegacia de Saúde de Santa Catarina, prevê atender um “bom número” de pessoas, segundo os promotores.
Em declarações à imprensa, a chefe da 21ª equipa médica chinesa em Cabo Verde, Li Suping, lembrou que ao longo dos 40 anos os médicos chineses têm garantido consultas médicas gratuitas com o objectivo principal de melhorar e elevar o nível de saúde da população cabo-verdiana.
A equipa médica chinesa em Cabo Verde, segundo ela, pretende ainda com esta iniciativa estreitar os laços na área da medicina.
Na ocasião, notou que os pacientes mais atendidos foram os com hipertensão arterial, diabetes, paralisia cerebral e acidente vascular cerebral (AVC) e Ginecologia.
A chefe da 21ª equipa médica chinesa em Cabo Verde, que destacou a longa amizade existente entre os dois povos, aproveitou para agradecer à Câmara Municipal de Santa Catarina e outros parceiros por criarem as condições para realizarem os exames, sobretudo para as mulheres.
Por fim, a médica de Medicina Interna destacou a importância das consultas e garantiu que além dos municípios de Ribeira Grande e Santa Catarina (Santiago), a mesma iniciativa vai ser levada a outros municípios e ilhas do país.
Alguns pacientes entrevistados pela Inforpress, sobretudo mulheres e pais com filhos com paralisia cerebral congratularam-se com esta iniciativa dos médicos chineses.
É que, segundo os mesmos, as especialidades dessa feira de saúde numa clínica privada iam pagar 2.500 a 3.000 por uma consulta.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments