domingo, 06 julho 2025

A ATUALIDADE

Santa Catarina do Fogo: Quatro escolas básicas com mobiliário novo no início de mais um ano lectivo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Quatro escolas do Ensino Básico Obrigatório (EBO) do município de Santa Catarina do Fogo vão iniciar o ano lectivo 2024/2025 com mobiliário novo suportado pelo segundo pacote de financiamento da ONG luxemburguesa Beetebuerg Helleft.

O acto de entrega dos equipamentos escolares, nomeadamente 520 cadeiras individuais e 260 mesas bipessoal às escolas de Fonte Aleixo, Figueira Pavão e Cova Figueira e ao Complexo Educativo Eduardo Gomes Miranda, ocorre hoje e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes.

A confecção de mobiliários para as quatro escolas está inserida no projeto de reabilitação das escolas e jardins de infância do município, financiado pela organização não-governamental luxemburguesa Beetebuerg Helleft, pelo Ministério da Educação de Luxemburgo e a própria câmara de Santa Catarina do Fogo.

Além dos mobiliários e, no quadro do segundo pacote de financiamento da ONG Luxemburguesa, no montante superior a um milhão de euros, a câmara encomendou três viaturas para reforçar o transporte escolar.

São ainda parceiros deste projecto de intervenção no sector da educação, o Ministério da Educação do Luxemburgo, com aproximadamente um milhão de euros (958.899) e a ONG Beetebuerg Helleft na ordem dos 300 mil euros.

Alberto Nunes disse à Inforpress que as três viaturas, dois autocarros e um hiace, devem chegar à cidade da Praia até o dia 05 de Setembro e à ilha do Fogo até o início das aulas, e salientou que alunos de todas as localidades com necessidade de se deslocarem vão ser transportados no percurso casa/escola/casa.

Ainda no quadro do financiamento serão reabilitados os jardins de infância das localidades de Tinteira (norte), Mãe Joana e Estância Roque (centro) e de Fonte Aleixo (sul), reabilitação do jardim e centro comunitário de Roçadas, construção de uma cantina e de uma cozinha na escola básica de Cova Figueira, vedação da área envolvente e construção de um reservatório de água no Complexo Educativo Eduardo Gomes Miranda, assim como aquisição de material informático.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 2 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 9 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
3 days 20 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos