sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

Timor-Leste ajuda empresa de Singapura a recuperar milhões de dólares roubados

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As autoridades de Timor-Leste, através do mecanismo de Intervenção Rápida Global de Pagamentos da Interpol, ajudaram uma empresa de Singapura a recupera mais de 42 milhões de dólares furtados através de um 'email' fraudulento, anunciou hoje aquela organização.

Em comunicado, divulgado à imprensa, a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) explicou que o mecanismo global foi acionado após uma empresa de Singapura ter denunciado ter sido vítima de um golpe através de um endereço eletrónico empresarial.

Em 15 de julho, a empresa recebeu um 'email' de um fornecedor a solicitar que um pagamento pendente fosse enviado para uma nova conta bancária baseada em Timor-Leste. No entanto, o 'email' veio de uma conta fraudulenta com uma grafia ligeiramente diferente do endereço oficial do fornecedor”, refere a Interpol.

Segundo a Interpol, a empresa transferiu 42,3 milhões de dólares (cerca de 38,6 milhões de euros) para o “falso fornecedor a 19 de julho”.

A empresa só descobriu o crime quatro dias depois, quando o fornecedor disse não ter recebido o pagamento.

Após a denúncia, a polícia de Singapura pediu a assistência das autoridades de Timor-Leste, que detetaram e retiveram a conta bancária do falso fornecedor com 39 milhões de dólares (35,6 milhões de euros).

“As autoridades de Timor-Leste detiveram um total de sete suspeitos e recuperaram mais de dois milhões de dólares”, acrescenta a Interpol.

A Polícia Científica e de Investigação Criminal (PCIC) de Timor-Leste precisou que foram detidas nove pessoas, nomeadamente quatro estrangeiros (dois nigerianos e dois indonésios) e cinco cidadãos timorenses.

Os quatro estrangeiros e um timorense ficaram em prisão preventiva e os restantes detidos sujeitos a apresentações periódicas às autoridades, informou a PCIC.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 22 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
6 days 3 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 8 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos