terça-feira, 01 julho 2025

A ATUALIDADE

Cinco indiciados em caso de desvio de fundos na Defesa moçambicana

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O Gabinete Central do Combate à Corrupção (GCCC) anunciou hoje a instauração de três processos-crimes contra cinco funcionários do Ministério de Defesa, indiciados no desvio de 52 milhões de meticais (746 mil euros).

“Para a consumação dos crimes, os agentes efetuaram transferências de valores para diversas empresas, supostamente contratadas, para aquisição de bens e prestação de serviços ao Estado, sem obediência ao lançamento de concurso e sem celebração de contrato”, declarou o porta-voz do GCCC, Romualdo Johnam, em conferência de imprensa de balanço das atividades no primeiro semestre deste ano em Maputo.

Trata-se de “funcionários seniores” e que estão ligados aos departamentos de administração e finanças, explicou o porta-voz do GCCC, avançando que o processo está na fase de instrução e ainda não houve qualquer detenção.

Segundo as autoridades, para efetuar as transferências ilegais, os indiciados alegaram que se tratava casos de “contingência e urgência militar”.

“Igualmente, [os indiciados] procederam com o pagamento de valores avultados em numerário para compra de bens a benefício pessoal, demonstrando sinais exteriores de riqueza que não se coadunam com os seus rendimentos lícitos”, concluiu Romualdo Johnam.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
5 days 5 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 10 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 10 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos