terça-feira, 01 julho 2025

A ATUALIDADE

Polícia Marítima resgata 8 migrantes a sul da ilha de Sardenha em Itália

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Oito migrantes de nacionalidade argelina que viajavam numa embarcação a sul da ilha de Sardenha, em Itália, foram resgatados pela Polícia Marítima que os transportou para o porto de Sant'antioco por questões de segurança, foi hoje anunciado.

resgate foi realizado na noite de quinta-feira pelos elementos da Polícia Marítima que se encontram em missão em Itália, no âmbito da Operação 'THEMIS', da Agência Frontex, segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Segundo a AMN, os oito migrantes, com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos, foram resgatados a cerca de 15 milhas náuticas (aproximadamente 28 quilómetros) a sul de Sant´Antíoco, na ilha de Sardenha.

O alerta para a existência de uma embarcação com migrantes a bordo foi dado foi dado pela Guarda Costeira Italiana, tendo os elementos da Polícia Marítima se deslocado de imediato para o local.

À chegada ao local, os elementos da Polícia Marítima intercetaram uma embarcação com oito pessoas a bordo, tendo os resgatado e transportado, por questões de segurança, para o porto de Sant'antioco, onde foram entregues às autoridades competentes, adianta a Autoridade Marítima Nacional.

A Polícia Marítima encontra-se, desde 10 de julho, integrada na Operação Conjunta 'THEMIS' da Agência FRONTEX, naquela que é a sua sétima participação, que tem como missão "controlar e vigiar as fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia e de órgão de polícia e de polícia criminal".

Desde 2017, ano em que a Polícia Marítima iniciou a participação na então Operação 'Triton', que desde 2018 se designa como Operação 'THEMIS', a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
5 days 5 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 11 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 11 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos