terça-feira, 01 julho 2025

A ATUALIDADE

Ilha do Sal: Ildo Lobo homenageado na ilha com silhueta em frente à casa onde cresceu

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A localidade de Pedra de Lume, no Sal, acolheu esta quinta-feira, 01, a inauguração da silhueta em homenagem ao cantor e compositor Ildo Lobo.

A silhueta, que faz parte de um projecto do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) que visa homenagear e deixar o registo, em esculturas, de “grandes personalidades e figuras da cultura e vultos da sociedade cabo-verdiana nos municípios, foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal do Sal Júlio Lopes, em representação do Governo.

Na ocasião, o edil salense sublinhou que é com satisfação que presidiu à cerimónia de homenagem ao Ildo Lobo, “um dos maiores intérpretes da Morna”, género musical que é património cultural imaterial da humanidade.

“Esta é uma forma de nós da ilha do Sal, da população de Pedra de Lume e todo Cabo Verde manifestarmos o nosso orgulho em termos tido um grande intérprete, um grande homem de cultura que muito contribuiu para a promoção de Cabo Verde”, sublinhou.

Para o autarca, o homenageado deixou um “grande” contributo na promoção da ilha do Sal para a cultura de Cabo Verde, na morna e noutros géneros musicais”.

“Ele era um exímio, dotado de uma grande voz e melodiosa que conseguiu realizar as melhores interpretações em Cabo Verde e por isso o nome dele está no Olimpo da cultura de Cabo Verde”, continuou o autarca.

Destacou que esta homenagem é uma “consequência lógica” desse legado e um “justo” reconhecimento por parte do Governo para com a figura do Ildo Lobo.

Presente no acto o filho do homenageado, Ildo Lobo Júnior, expressou a sua alegria em ver o pai sendo homenageado e perpetuando numa silhueta em frente à casa que viu crescer o pai, Ildo Lobo.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
5 days 4 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 9 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 9 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos