quarta-feira, 02 julho 2025

A ATUALIDADE

Sistema Nacional de Saúde reforçado com mais de 180 profissionais capacitados

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Sistema Nacional de Saúde (SNS) foi hoje reforçado com uma ambulância e 184 profissionais capacitados em mobilidade e transporte de doentes, no âmbito da cooperação entre os Governos de Cabo Verde e das Canárias.

A acção de capacitação do 1º curso de mobilização e transporte de doentes e a entrega oficial de uma ambulância, insere-se na implementação do projecto "Salvar vidas e fortalecer os sistemas de saúde pública melhorando a morbidade das emergências médicas em Cabo Verde",

Durante o acto, que decorreu esta manhã, a ministra da Saúde das Canárias, Esther María Monzón realçou que este projecto é um claro exemplo da vontade de cooperação internacional do Governo de Canárias com o arquipélago.

Segundo a governante, o projecto que permite também reforçar o transporte sanitário com a incorporação de uma ambulância para o SNS de Cabo Verde, reforça ainda os lançamentos já existentes em cooperação com os países da Macaronésia e a capacidade de atender emergências sanitárias da região.

Para a ministra das Canárias, a experiência vivida após a covid-19 desafia a todos a uma reflexão a nível global, sobre a necessidade de ter profissionais capacitados, a apostar na inovação e digitalização para a sustentabilidade dos sistemas de Saúde.

“É uma satisfação ter contribuído para a formação dos profissionais de Cabo Verde e estreitar laços para a colaboração de futuros projectos que temos estado a falar e poder fortalecer, efectivamente, essa cooperação internacional com as ilhas próximas a nós”, disse.

Por seu turno, a ministra da Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves que agradeceu ao Governo das Canárias pela disponibilidade e sublinhou que vão continuar a consolidar a cooperação para que o intercâmbio entre os profissionais de saúde continue a dar frutos e o país possa ter cada vez mais e melhor segurança sanitária.

“Dizer que o projecto Salvar Vidas e Fortalecer a Saúde Pública em Cabo Verde, sobretudo e concretamente, a mobilidade e transporte de doentes, é um desafio comum porque todos nós pertencemos às regiões insulares da Macaronésia”, apontou. A governante que sublinhou que esta condição impõe desafios específicos, sobretudo a nível da mobilidade e transporte de doentes e da protecção civil.

Filomena Gonçalves, que destacou a importância desta cooperação, mostrou-se confiante que as Canárias irão disponibilizar outras formações.

“A experiência que nós estamos a ter com as Canárias, com a Espanha, é a experiência que nos mostra e nos dá a convicção de que é este o caminho para o desenvolvimento, a cooperação, no sentido da complementaridade, no sentido de sermos cada vez mais eficientes e eficazes, para garantirmos a eficiência em termos dos sistemas nacionais de saúde”, concluiu.

No acto de encerramento da formação, 184 profissionais de saúde, entre os quais 53 médicos e 131 enfermeiros receberam os certificados.

A acção de capacitação foi ministrada pela Escola de Serviços Sanitários e Sociais de Canárias durante três semanas.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
5 days 11 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 16 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 16 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos