sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

China anuncia visita da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni no sábado

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, vai realizar uma visita oficial de cinco dias à China a partir de sábado, anunciou hoje Pequim.

“A convite do primeiro-ministro, Li Qiang, (…) a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, efetuará uma visita oficial à China entre os dias 27 e 31 de julho”, disse a porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em comunicado.

A visita surge após Roma ter abandonado a iniciativa Faixa e Rota, o principal programa da política externa de Pequim, sinalizando uma mudança de postura face à China.

Meloni optou por não renovar o acordo com Pequim por mais cinco anos, em dezembro passado. No entanto, o Executivo italiano espera salvaguardar as relações com a segunda maior economia do mundo.

A Iniciativa Faixa e Rota inclui a construção de portos, linhas ferroviárias ou autoestradas, criando novas rotas comerciais entre o leste da Ásia e Europa, Médio Oriente e África.

O maior relacionamento entre Pequim e os países envolvidos abarca um incremento da cooperação no âmbito do ciberespaço, meios académicos, imprensa, regras de comércio ou acordos financeiros, visando elevar o papel da moeda chinesa, o yuan, nas trocas comerciais.

Lançada em 2013, pelo Presidente chinês, Xi Jinping, a iniciativa simbolizou uma mudança na política externa da China, de um perfil discreto para uma postura mais assertiva, visando moldar o cenário internacional.

Itália era o único país do G7, grupo que reúne algumas das maiores economias do mundo, que assinou um memorando de entendimento no âmbito do programa chinês.

Antes de Roma anunciar a sua decisão, o ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, fez duras críticas à decisão do anterior executivo em aderir à iniciativa: “Foi um ato improvisado e atroz”, disse.

“Exportamos um monte de laranjas para a China, enquanto [os chineses] triplicaram as exportações para Itália nos últimos três anos”, acrescentou.

A Semana com Lusa

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 18 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 23 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 4 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos