sexta-feira, 18 outubro 2024

A ATUALIDADE

Boa Vista presta última homenagem ao compositor Nha Vão

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Assembleia e a Câmara Municipais da Boa Vista renderam hoje uma última homenagem ao homem, cidadão, músico, educador, promotor da cultura, político e filho da Boa Vista Serapião António Oliveira, carinhosamente tratado por Nha Vão.

Na cerimónia realizada no Auditório Luis Rendall do Centro de Artes e Cultura da Boa Vista, que contou com a presença familiares, representantes de políticos, organizações religiosas e da sociedade civil, a comunidade boa-vistense quis prestar uma última homenagem.

Durante o acto foram pronunciados vários discursos em honra ao centenário Serapião António Oliveira, que até o momento da sua morte, no passado dia 19, era considerado o compositor mais idoso de Cabo Verde.

O representante do Partido Popular, Sérgio Corrá, destacou a “ética, a moral e a honestidade” do falecido, afirmando que “com ele não era preciso assinar contratos, era suficiente a palavra e um aperto de mão”.

A deputada do MPD Elizabete Évora considerou que a vida de Nha Vão foi um testemunho de “dedicação e serviço com distinção”, quer como polícia, deputado nacional quer como presidente de Racionalismo Cristão da ilha.

Já para o deputado do PAICV Joel Spencer, o compositor “escreveu com letras maiúsculas” a história da ilha e do país estando presente em momentos cruciais.

Para o presidente da Camara Municipal da Boa Vista, Claúdio Mendonça, “homens como Serapião Oliveira não morrem”, porque todos carregam o seu exemplo e ensinamentos, e que o compositor continua “entre nós nas lembranças e nas suas músicas”.

Cláudio Mendoça disse ainda que a homenagem não era uma despedida, mas uma manifestação do respeito e uma forma de “honrar o homem, o cidadão, o músico, o ilustre filho desta ilha, e que Boa Vista tem uma enorme dívida com “Nha Vão”.

A cerimónia culminou com uma emocionada interpretação da celebre morna do falecido autor, “Fusquinha”, pela bisneta Débora Oliveira, seguido do cortejo fúnebre.

Nhá Vão prestou Serviço Militar em Morro Branco São Vicente, foi Polícia nas ilhas do Fogo, São Vicente e Boa Vista, comerciante de gado, responsável do Município da Boa Vista para as Brigadas de Construção de Estradas e capataz de obras Públicas, entre outras funções.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Braga Maria Cobom di Nona
8 days 19 hours

Desta forma não vamos ter estabilidade na saúde na região Fogo/Brava.

D. G. WOLF
16 days 22 hours

A auto-ajuda é o refúgio dos falhados.

João Mendes
20 days 17 hours

Estamos a assistir a um hediondo crime apoiado pela América

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos