quinta-feira, 31 julho 2025

A ATUALIDADE

Fogo: Formação de pintura em cerâmica cria novos horizontes aos artesãos e artistas plásticos – vereadora

Votos do utilizador: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de São Filipe, Lia Barbosa, disse  que a formação de pintura em cerâmica, a decorrer na cidade de São Filipe, pretende abrir um novo horizonte aos artistas plásticos locais.

A vereadora que falava, na sexta-feira, na abertura oficial da formação, que resultou da parceria entre as Câmaras Municipais de São Filipe e de Palmela (Portugal) e empresa Adrepal, da região de Palmela, reconheceu que a ilha e São Filipe não têm a tradição na área da cerâmica e que a iniciativa se bem aproveitada vai abrir novos horizontes a todos os formandos.

“Temos um forno específico para o trabalho com porcelana e com barro oferecido pela câmara de Palmela. O forno estará aqui, assim como todos os equipamentos doados à disposição dos formandos”, avançou Lia Barbosa que acrescentou que a partir do momento em que estejam formados e adquirido as ferramentas necessárias os formandos podem aventurar-se nesta área que não é nova em Cabo Verde, mas nova para São Filipe.

A vereadora destacou a cooperação existente entre São Filipe e Palmela que já tem uma longa história e agradeceu à Adrepal que colaborou de forma “muito especial” para que a formação acontecesse, através da doação de algumas peças, tintas e outros materiais, assim como a formadora Lurdes Santos.

O presidente da Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal (Adrepes) e gestor da empresa Adrepal, Joaquim Carapeto, referiu que a formação surgiu no quadro do protocolo de cooperação existente entre os dois municípios.

A formação constitui uma nova possibilidade para os artistas e artesãos de São Filipe quer do ponto de vista do empreendedorismo na lógica do turismo, mas do ponto de vista decorativo e da própria economia na área da construção civil e por isso a formação fazia e faz todo o sentido.

“Tivemos de limitar a formação e estamos focados para as questões da pintura na cerâmica”, afirmou Joaquim Carapeto que destacou o interesse dos formandos desde o primeiro dia.

“Temos pessoas muito interessadas, comprometidas e com muito talento para avançarmos com esta iniciativa e estamos disponíveis para colaborar com São Filipe”, salientou.

Um total de 16 artesãos e artistas plásticos dos quais 15 são da ilha do Fogo e uma artesã da ilha Brava, divididos em dois grupos participam da formação.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

jcf
1 day 1 hour

Soneto da Terra Que Se Vinga A terra range os dentes, cospe o vento, Desaba céu, relâmpago e granizo. No meio, um bicho es ...

Brito
1 day 15 hours

15/o salario? Diria, Ganha gasta, sem. pensa na dia de manhã. Tantos sem uma refeição diária digna.

Isa
1 day 23 hours

Isto do 15/o salário é ANEDOTA . Ninguém quer perder eleições

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos