As obras de reabilitação e asfaltagem das vias periféricas e de drenagem de águas superficiais na cidade de São Filipe são inauguradas hoje pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
As vias periféricas da cidade, numa extensão de sete quilómetros, incluem o acesso ao porto de Vale dos Cavaleiros, as ruas da rotunda da esquadra policial (acesso ao aeródromo) /Cruz dos Passos/Aguadinha/Xaguate, Cruz dos Passos/Santa Filomena/Congresso e largo de Enacol/Congresso.
A reabilitação e asfaltagem de vias periféricas de São Filipe, juntamente com a drenagem de águas superficiais da via de acesso a Santa Filomena, Cobo e Cruz de Paços, que inclui instalação de caixas de visita, tubos de polipropileno corrugado, sarjetas e grelhas visam harmonizar o encanto das ruas pavimentadas com pedras com a necessidade de modernização.
Este projecto terá um impacto significativo sobre as comunidades locais, através da “melhoria substancial” do nível de serviço nas vias urbanas da cidade, conhecida pelas suas construções históricas e arquitectura colonial, de acordo com uma nota de imprensa do Governo.
Estas obras estão integradas no quadro do programa de investimentos públicos do Governo com o objetivo de “impactar positivamente” na qualidade de vida das pessoas, desenvolver a economia local e tornar as infraestruturas resilientes e sustentáveis e representam um investimento que ascende a 200 mil contos.
A reabilitação e asfaltagem das referidas vias teve início em Agosto de 2020 com o lançamento da primeira pedra e o prazo da sua execução era de cinco meses.
Com as chuvas de Agosto e Setembro de 2023, que deixaram parte das vias intransitáveis durante cerca de dez meses, sobretudo a via de Cruz dos Passos/Santa Filomena, uma das mais movimentadas da cidade, o Ministério das Infraestruturas decidiu avançar com introdução de obras de drenagem de águas superficiais nesta via como na de Cobom.
As obras de drenagem de Santa Filomena e Cobo foram concluídas, mas ainda falta terminar a drenagem de águas junto à Praça do Presídio assim como no Largo Pedro Monteiro Cardoso que dá acesso à praia de Fonte Bila.
Logo após a sua chegada o primeiro-ministro vai proceder ao corte de fitas no largo de Cruz dos Passos e Subida de Santa Filomena, seguido de uma carreata com partida em direcção a Santa Filomena, passando pelo Congresso/Cobom, Vale dos Cavaleiros, Praça do Presídio e descerramento de placa na praça de Lém com as intervenções do representante da câmara e do chefe do governo.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments