sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

CPLP celebra 28º aniversário enfrentando desafios e dificuldades

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, disse esta quarta-feira, em comunicado, que a organização enfrenta “inúmeros desafios e dificuldades” que justificam a união de forças visando uma maior coesão e solidariedade.

“Enfrentámos no passado e deparamo-nos no presente com inúmeros desafios e dificuldades que justificam a necessidade premente de unirmos esforços, pois a coesão e a solidariedade são valores necessários e incontornáveis da Comunidade”, realçou na comunicação divulgada hoje, no âmbito do 28º aniversário da fundação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a 17 de Julho de 1996.

Segundo Zacarias da Costa, a organização internacional tem-se aproximado dos cidadãos e proporcionado novas oportunidades de cooperação aos Estados-membros, incluindo a cooperação económica e empresarial e um quadro para a crescente mobilidade de pessoas no espaço geográfico da CPLP.

“Olhando para o percurso de 28 anos, podemos reflectir sobre as conquistas alcançadas em muitas áreas de actividade que concorrem para um futuro mais promissor, como a promoção da Língua Portuguesa e da cultura, a saúde, os oceanos, a segurança alimentar, a educação ou a defesa”, disse no documento.

Lembrou que em 2023, São Tomé e Príncipe assumiu a Presidência da CPLP, elegendo a “Juventude e a Sustentabilidade” como tema que marca o exercício para o biénio até 2025, uma orientação, segundo afirmou, estratégica e que revela, as muitas oportunidades no futuro próximo, tendo em consideração que a população jovem é muito significativa nos Estados-membros da CPLP.

Neste âmbito, Zacarias da Costa realçou que são muitos os exemplos em que os países da CPLP se têm vindo a alinhar para partilhar informações e conhecimento, dando respostas conjuntas aos desafios e às oportunidades que surgem.

“A CPLP tornou-se, assim, mais importante e pertinente, mais relevante e desejada pelos nossos cidadãos, mais atractiva e com maior capacidade de resposta multilateral aos desafios dos nossos países”, enfatizou.

Destacou ainda que a CPLP, sendo um espaço natural de diálogo e concertação dos Estados-Membros, em Língua Portuguesa, encoraja e traz confiança pelo potencial que vislumbra para o futuro.

Com espírito de união e determinação renovadas, prometeu manter a consolidação da Comunidade para que, cada vez mais, seja útil e sentida por cada um dos seus cidadãos.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 16 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 21 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 2 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos