quinta-feira, 13 março 2025

A ATUALIDADE

Presidente timorense em Moçambique e Angola para reforço da cooperação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, viajou hoje para visitas de Estado a Moçambique e Angola para reforço das relações bilaterais e da cooperação no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), anunciou a presidência.

Segundo a mesma fonte, José Ramos-Horta vai estar em Moçambique entre quarta-feira e domingo, tendo previsto reunir-se com o homólogo, Filipe Nyusi, e como a presidente do parlamento moçambicano, Esperança Bias.

Durante a sua estada em Maputo, o prémio Nobel da Paz vai também colocar uma coroa de flores na Praça dos Heróis, receber a chave da cidade, apresentar uma palestra na Universidade Eduardo Mondlane sobre “Timor-Leste, a região e o mundo” e visitar o Centro de Análise Estratégica da CPLP.

De Moçambique, José Ramos-Horta segue viagem para Angola, onde vai estar entre 08 e 10 de julho.

Em Luanda, o chefe de Estado timorense vai reunir-se com o Presidente João Lourenço, com a vice-presidente Esperança da Costa e com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.

O programa inclui também a participação numa cerimónia nas novas instalações da embaixada de Timor-Leste em Luanda e uma palestra na Academia Diplomática Venâncio de Moura.

“Estas visitas de estado destacam o compromisso de Timor-Leste em fortalecer suas relações internacionais e fomentar a cooperação dentro da CPLP”, refere, em comunicado, a Presidência timorense.

No comunicado, José Ramos-Horta destaca que espera das visitas “discussões produtivas” sobre cooperação económica, intercâmbio cultural e segurança regional e o reforço das relações bilaterais.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Mindoca
4 hours 13 minutes

O que esse homem quer é fazer prova de vida. É que ele parece que está vivo, mas não está. Nem agora nem quando ele foi ...

Terra
9 hours 54 minutes

Deve ser fiscalizado antes de sair de Cabo Verde tb o dinheiro de contracto deve ser investido nos coitados de Cabo Verde nao ...

liberdade
1 day 10 hours

Mesmo complicado se ha verdade adiver essas brucracia pela mor de Deus?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos