sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

Boa Vista: Primeiro dia de festividades de São João marcado por “boa música e muita comida”

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O primeiro dia de festas de São João, na ilha da Boa Vista, aconteceu, no domingo, com actividades centrais celebradas em João Galego, desde tamboreiros, jantar popular, dança e actuações de artistas e grupos musicais.

As festas de São João, padroeiro do Norte da Boa Vista, têm a celebração repartida nas três povoações, Fundo das Figueiras, João Galego e Cabeça dos Tarrafes.

O primeiro dia da festividade esteve a cargo da Comissão de Festa de João Galego, que bridou aos presentes com alvorada e desfile de tamboreiros, o tradicional jantar popular, actuação de grupos de dança, de artistas e grupos musicais como Pedro Magala, PCC, e Ay Tecla 2.

Um dos pontos fortes da noite foi o esperado jantar popular, onde a todos são servidos pratos como a cachupa e "botchada", tradição que vem de há cerca de 20 anos, segundo a membro da Comissão da Festa de São João em João Galego, Eneida.

Esse jantar é possível graças ao apoio de parceiros, da Câmara Municipal da Boa Vista, ajuda de emigrantes, e não deixa de fora as ofertas dos agricultores dos povoados, acrescentou Eneida que afirma terem mãos abertas porque sempre sobram verduras que os participantes podem levar.

A mesma fonte também indicou que o orçamento geral proposto para este ano foi de 950 contos, mas que "não vai chegar lá". Pelo que a mesma espera que no final o balanço seja positivo pois, têm muitas despesas, já que este ano além de músicos da ilha, "atreveram arriscar" e  trazer o PCC da Praia e o Ay Tecla 2 do Sal.

Para Marisia, que se deslocou de Sal Rei para participar da festa na sua localidade natal, João Galego, a festa e a organização foram “boas”, o jantar popular correu “bem”, houve comida à vontade para todos, a música e o ambiente estavam “bons”.

Mas salientou que é "preciso mais união dos povoados, que as organizações estejam juntas, que festa de um seja do outro".

Quanto às atracções musicais, Marisia considerou que foi um bom momento a actuação de Pedro Magala, que é uma grande referência, que Ay Tecla 2 animou o público, e o PCC, que era o mais esperado dos jovens, os fez vibrar.

Nesse mesmo dia ainda em Fundo das Figueiras aconteceu o final do Torneio Inter Povoações, do qual saiu vitoriosa a equipa de Bofareira, e ainda à noite o artista Kino Cabral actuou numa festa privada.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 14 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 20 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos