sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

Sindicato pede verificação de todos os pontos da proposta do PCFR para impedir prejuízos aos professores

Votos do utilizador: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A presidente do Sindprof avançou hoje que é de “extrema importância” verificar todos os pontos da proposta do Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) e do novo estatuto do docente para não prejudicar os professores e alunos.

Lígia Herbert fez estas considerações à Inforpress durante um encontro com os professores na Escola Capelinha, na Fazenda, cidade da Praia, para socializar as propostas do novo PCFR com os docentes, afirmando que o Ministério da Educação deu um prazo de 15 dias para entregarem o parecer desta proposta.

“Nós sabemos que há professores que estão em exames da prova geral interna, mas nós vamos trabalhando aos poucos, passando as informações sobre o PCFR e o estatuto”, disse, realçando que 15 dias para entregar este parecer é “muito curto”.

Se é para nos testar até 15 dias, vamos conseguir entregar o parecer para mostrar claramente onde é que nós estamos de acordo e também que se evite levar ao Conselho de Ministro diplomas que não vão ao encontro da vontade da classe”, assegurou a sindicalista.

“Porque se é corrida à estafeta e de resistência, se é tentar fazer desistir o sindicato, nós não vamos desistir, porque nós somos a árvore que nasce das impossibilidades”, sublinhou.

Dos encontros que já manteve com outros professores, avançou que saíram vários subsídios e que é preciso ver esses diplomas “muito bem”.

A sindicalista apontou ainda a questão da retirada de ganhos para os sindicatos, assim como a situação dos professores com grau académico de mestrado e doutor, que "não está claro", e também o uso de leis e decretos que “estão obsoletos” e que “foram revogados” por outras leis.

Neste particular, acrescentou que é preciso rever tudo, sobretudo a questão do quadro privativo, do qual o professor já foi retirado.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 14 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 20 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos