sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

UNICEF espanhola exige "soluções urgentes" para crianças refugiadas nas Canárias

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A delegação espanhola do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) defendeu esta quinta-feira "soluções urgentes" para as crianças e jovens que estão a ser atendidos pelos serviços de proteção das ilhas Canárias, assoberbados de trabalho.

“Cada vez chegam mais menores de idade sozinhos e muitos não pedem proteção internacional porque as suas necessidades não são identificadas, apesar de muitos virem de países com uma alta taxa de reconhecimento”, diz o UNICEF na véspera do Dia Mundial do Refugiado, que se celebra na quinta-feira.

Uma das razões para esta situação é “a saturação insustentável do sistema de proteção nas Ilhas Canárias, com mais de 5.600 crianças não acompanhadas”, acrescenta o Fundo num comunicado citado pela agência espanhola de notícia, a Efe.

No texto, a delegação espanhola do UNICEF exige que sejam encontradas fórmulas para a transferência obrigatória de menores para o resto da península, uma iniciativa em que o governo central está atualmente a trabalhar em conjunto com o governo das Canárias e para a qual procura agora apoio parlamentar.

A Unicef sublinhou também a necessidade de “um maior investimento” e de “instrumentos eficazes” para a aplicação deste tipo de medidas.

Para além das Ilhas Canárias, a Unicef Espanha exigiu também “soluções urgentes” para que todas as crianças e adolescentes refugiados, que representam mais de 40% da população mundial deslocada, tenham os mesmos direitos e oportunidades que os outros jovens, lamentando que o sistema de gestão dos pedidos e de acolhimento dos requerentes de proteção internacional “ainda não seja capaz de dar resposta à nova realidade do asilo em Espanha”.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 14 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 20 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos