sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

Cabo Verde acolhe formação para advogados e agentes lusófonos sobre sistema de gestão electrónica de justiça da CEDEAO

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cabo Verde acolhe de 21 a 25 de Junho uma acção de formação e sensibilização dos advogados e agentes governamentais lusófonos sobre a utilização do sistema de gestão electrónica do tribunal de justiça da CEDEAO.

O evento, a ter lugar num dos hotéis ca capital cabo-verdiana, enquadra-se, segundo a Inforpress, nos propósitos do Tribunal de Justiça da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) em divulgar as suas acções, de forma a que os agentes da justiça, os cidadãos e as sociedades civis dos Estados-membros estejam esclarecidos sobre o papel e a relevância desta instância judicial.

Em conformidade com a visão da CEDEAO para 2050, pilar 2, com a 2ª orientação estratégica, consolidar o Estado de direito e a aplicação da justiça e a necessidade de melhorar a administração da Justiça, o Tribunal de Justiça da Comunidade (TJC-CEDEAO) deseja apresentar o seu novo Sistema de Apresentação de Casos e Gestão Electrónica de Casos (SGEC) aos Estados-membros e aos seus cidadãos”, lê-se na nota justificativa da formação.

Segundo o documento, o SGEC possibilita a apresentação electrónica de petições e outros documentos, a notificação electrónica, a gestão electrónica de processos e um fluxo de trabalho padronizado concebido com base no Regulamento Processual e nas Instruções Práticas do Tribunal da CEDEAO, para automatizar os processos judiciais do TJC-CEDEAO.

O sistema, realça a mesma fonte, foi concebido nas três línguas da comunidade (inglês, francês e português) e tem dois módulos principais com interfaces Web: a) o portal do utilizador externo acessível aos litigantes e b) a interface interna estritamente acessível ao pessoal judicial do Tribunal.

A formação já decorreu em Lomé (Togo) de 09 a 14 de Junho para os participantes francófonos, em Acra (Gana) de 14 a 19 para os participantes anglófonos e agora na Praia (Cabo Verde) de 21 a 25 para os participantes lusófonos.

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 16 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 21 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 2 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos