sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

São Vicente: Escola de Natação “Nhô Fula” promove formações a pescadores para reforço da vida humana

Votos do utilizador: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Escola de Natação e Salvamento Aquático “Nhô Fula”, em São Vicente, forma pescadores de todo o País por forma a cooperar com entidades públicas no reforço da segurança da vida humana no meio aquático.

Conforme informações avançadas à Inforpress pelo presidente da instituição, Silas Leite, a acção enquadra-se nas comemorações dos 25 anos da escola que tem tentado promover a importância da natação e do salvamento aquático, ainda mais num país arquipelágico como Cabo Verde.

Neste sentido, assegurou, está a realizar uma série de actividades para assinalar a data, entre estas a formação que incide sobre três vertentes, prevenção, sobrevivência e salvamento.

“Estamos a tentar incidir um outro olhar sobre as questões de segurança na água, em que o ser humano pode ser considerado como uma bóia de salvamento”, elucidou Silas Leite.

O projecto, segundo a mesma fonte, tem como foco as comunidades piscatórias de todo o país, a quem querem transmitir conhecimentos e aperfeiçoar técnicas para estarem preparadas para salvar algumas vidas.

Plano esse que já mereceu a atenção do Ministério do Mar, que contribuirá com um financiamento de 500 contos, oficializado através de um contrato assinado esta semana e concedido através do Fundo Autónomo de Desenvolvimento e Segurança do Transporte Marítimo Inter-ilhas.

A gestora do fundo, Cilene Sena-Silva, asseverou à Inforpress que a decisão de financiar este projecto advém da obrigação de se reverter parte das receitas arrecadadas para a população, mas também pela importância da iniciativa para o aumento da segurança balnear.

Mais ainda, sublinhou, é algo que deverá ser levado a todas as ilhas, por forma a contribuir para a diminuição de acidentes por afogamento, através do ensino da natação preventiva.

As formações tiveram o seu início na ilha de Santo Antão e agora deverão percorrer ilhas como São Nicolau, Boa Vista e Sal, e depois os outros concelhos de Cabo Verde.

Além da vertente formativa a pescadores, a Escola de Natação Nhô Fula deverá comemorar o 25º aniversário com outras actividades, entre as quais aulas de natação a 200 crianças dos 08 aos 12 anos, que, conforme Silas Leite, ainda aguarda resposta de financiadores.

A Semana com Inforpress 

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 16 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 21 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 2 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos