quinta-feira, 21 novembro 2024

A ATUALIDADE

UE e Moçambique lançam programa digital orçado em 9,3 ME

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A União Europeia e o Governo moçambicano lançaram hoje o programa VAMOZ Digital!, uma iniciativa virada para a formação de jovens em competências, empreendimento e serviços digitais, orçado em 10 milhões de dólares (9,3 milhões de euros).

A comissária europeia para as Relações Internacionais, Jutta Urpilainen, disse em Maputo que o VAMOZ Digital! vai proporcionar oportunidades em habilidades digitais e o recurso a estas ferramentas para o desenvolvimento de negócios aos jovens , principalmente raparigas e pessoas portadoras de deficiência.

“Este projeto coloca grande foco na redução da desigualdade de género, é testemunho do apoio da UE aos países parceiros numa digitalização centrada nas pessoas, sobretudo nos jovens”, afirmou.

A formação vai contribuir para a promoção de uma inclusão digital segura e criação de oportunidades de emprego para os jovens, que são mais de 50% da população moçambicana, acrescentou.

A comissária europeia destacou que a iniciativa é mais um testemunho da aposta que a UE coloca na transformação digital, no âmbito da sua política de apoio externo.

O ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Mateus Magala, afirmou que o VAMOZ Digital! está em linha com o Projeto de Transformação Digital de Moçambique, que está a ser implementado pelo Governo para a digitalização do país.

“A economia digital é uma realidade e é preciso que tenhamos um quadro legal capaz de incentivar o crescimento desta área, ao mesmo tempo que garantimos a geração de renda para o desenvolvimento do país”, afirmou Magala.

Defendeu o fortalecimento e melhoria do quadro político e regulatório, melhoria da capacidade institucional dos órgãos governamentais responsáveis pela transformação digital e fortalecimento dos ecossistemas de inovação digital em setores prioritários.

O programa VAMOZ Digital! é financiado pela UE e será implementado pelo Governo de Itália, através da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 2 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 23 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos