sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

Porto Novo/São João: Feira agropecuária de Santo Antão foi “grande oportunidade” de negócios – expositores

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A décima oitava edição da feira agropecuária de Santo Antão, que terminou na noite de domingo, 16, na cidade do Porto Novo, foi “uma grande oportunidade de negócios”, segundo o balanço feito pelos expositores à Inforpress.

Os expositores dizem ter feito, durante o certame, que teve a duração de três dias, “uma boa venda”, considerando a feira uma das mais antigas do país, “uma grande oportunidade de negócios”, mas também um espaço para promover a agricultura, a pecuária e o artesanato da ilha de Santo Antão.

O expositor Arlindo Lopes, do Planalto Leste, disse à Inforpress que “vendeu tudo” o que trouxe à feira, ou seja, produtores agrícolas diversos.

Este agricultor disse que a mostra tem motivado os homens do campo que, todos os anos, se preparam para trazer os mais diversos excedentes agrícolas cultivados em Santo Antão, além de produtos transformados.

Também, Octávio Inocêncio, de Chã de Branquinho, disse que teve “uma boa venda”, enaltecendo também o impacto desta feira na promoção da actividade agrícola e pecuária do município do Porto Novo e da ilha de Santo Antão.

Marciano Guilherme, do Planalto Norte, fez igualmente “um balanço positivo” da feira agropecuária de Santo Antão, evento que, a seu ver, tem permitido aos agricultores e criadores de gado divulgar os seus produtos e realizar negócios.

Na abertura desta feira, o ministro do Turismo e Transportes exortou os agricultores da ilha de Santo Antão a tirar o proveito do mercado turístico das ilhas do Sal e Boa Vista.

Carlos Santos apelou aos agricultores santantonenses a aproveitarem a oportunidade de negócio que este mercado turístico oferece, informando que, por ano, os hotéis no Sal e Boa Vista consomem cerca de 100 milhões de euros só em produtos agrícolas.

“Faço um apelo aos agricultores para se organizarem como apoio do Ministério da Agricultura e Ambiente e da câmara municipal e irem à procura do mercado turístico do Sal e da Boa Vista”, realçou o ministro do Turismo, enaltecendo o investimento que o Governo está a fazer na instalação do centro de tratamento dos produtos agrícolas em Santo Antão, “precisamente” para facilitar o escoamento dos excedentes agrícolas.

Além de ser “uma exposição de grande dimensão” dos produtos agrícolas, pecuários e artesanais, a feira constitui também “uma grande mostra da gastronomia e da cultura” santantonenses, explicou o edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca.

De acordo com a organização, a cargo da câmara do Porto Novo, “milhares” de pessoas terão passado pela feira agropecuária de Santo Antão, que contou com cerca de 60 expositores.

Esta mostra de produtos agropecuários e do artesanato de Santo Antão, que se realiza todos os anos, em Junho, no âmbito das festas de São João, teve como um dos propósitos a promoção e divulgação das actividades que estão associadas ao mundo rural (agricultura e pecuária) e ao artesanato da ilha.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 16 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 21 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 2 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos