sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

Porto Novo: Ministro do Turismo exorta agricultores a tirar proveito do mercado turístico do Sal e Boa Vista

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ministro do Turismo e Transportes exortou, sexta-feira à noite, na cidade do Porto Novo, os agricultores da ilha de Santo Antão a tirar o proveito do mercado turístico das ilhas do Sal e Boa Vista.

Carlos Santos, que falava na abertura da feira agro-pecuária de Santo Antão, apelou aos agricultores santantonenses a aproveitarem a oportunidade de negócio que este mercado turístico oferece, informando que, por ano, os hotéis no Sal e Boa Vista consomem 100 milhões de euros só em produtos agrícolas.

O governante enalteceu a dimensão da feira agro-pecuária de Santo Antão, promovida pela Câmara Municipal do Porto Novo, no âmbito das festas de São João, uma mostra que, a seu ver, promove a agricultura e pecuária de Santo Antão e espelha o “grande potencial agrícola” desta ilha.

“Faço um apelo aos agricultores para se organizarem como apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária e da câmara municipal e irem à procura do mercado turístico do Sal e da Boa Vista”, realçou o ministro do Turismo, enaltecendo o investimento que o Governo está a fazer na instalação do centro de tratamento dos produtos agrícolas em Santo Antão, “precisamente”, para facilitar o escoamento dos excedentes agrícolas.

Carlos Santos destacou ainda as medidas que o Governo tem estado a tomar com vista a apoiar os produtores agrícolas, referindo-se, de entre outros, aos programas de subvenção de rega gota a gota e de estufas, que têm permitido aos agricultores modernizarem a sua actividade.

O ministro falou ainda de um programa financiado no âmbito da cooperação com a Hungria, que consiste no aumento da área agrícola no País, e que contempla o município do Porto Novo, com a criação de um perímetro agrícola à volta dos 100 hectares.  

Por seu lado, o edil do Porto Novo referiu-se à importância da feira agro-pecuária de Santo Antão, que vai já na sua décima oitava edição, e que representa já “uma marca extraordinária” das festas de São João neste município.

Além de ser “uma exposição de grande dimensão” dos produtos agrícolas, pecuários e artesanais, a feira constitui também “uma grande mostra da gastronomia e da cultura” santantonenses, explicou Aníbal Fonseca.

Segundo a previsão da organização, milhares de pessoas deverão passar até domingo pela feira agro-pecuária de Santo Antão, que dispõe de cerca de 60 expositores.

Esta mostra de produtos agro-pecuários e do artesanato de Santo Antão, segundo ainda a organização, tem como um dos propósitos a promoção e divulgação das actividades que estão associadas ao mundo rural (agricultura e pecuária) e ao artesanato da ilha.

A Semana com Inforpress

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 16 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 21 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 2 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos