terça-feira, 08 julho 2025

A ATUALIDADE

Timor-Leste e Nova Zelândia defendem reforma do Conselho de Segurança da ONU

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, e o vice-primeiro-ministro da Nova Zelândia, Winston Peters, defenderam hoje a reforma do Conselho de Segurança da ONU e reafirmaram o compromisso em reforçar a cooperação.

Como pequenos estados, a nossa força reside na unidade e no compromisso compartilhado de garantir que as nossas instituições multilaterais sejam mais representativas e, assim, bem equipadas para manter a paz global”, afirmou o chefe de Estado timorense, numa declaração conjunta divulgada à imprensa, após um encontro com Winston Peters na Presidência timorense.

Timor-Leste e a Nova Zelândia defendem um Conselho de Segurança mais representativo e são contra o “uso do veto”.

Temos demonstrado, repetidamente, que pequenos Estados como os nossos podem desempenhar um papel valioso na ajuda para enfrentar os desafios coletivos que a comunidade internacional enfrenta, incluindo questões de paz e segurança”, afirmou o vice-primeiro-ministro da Nova Zelândia.

Winston Peters iniciou hoje uma visita a Díli, que termina quinta-feira, com um encontro com o chefe da diplomacia timorense, seguindo depois para um encontro com o Presidente, José Ramos-Horta.

Além da questão do Conselho de Segurança da ONU, José Ramos-Horta e Winston Peters discutiram também questões regionais e globais, nomeadamente Myanmar (antiga Birmânia) e o Mar do Sul da China, tendo destacado a necessidade de respeito pelo direito internacional e a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

O chefe de Estado timorense e o vice-primeiro-ministro da Nova Zelândia debateram também o conflito na Faixa de Gaza, tendo apelado para “um cessar-fogo imediato”, e a situação na Ucrânia, reiterando o apoio a uma “paz abrangente”.

Timor-Leste e a Nova Zelândia continuarão a trabalhar juntos no apoio a instituições multilaterais eficazes, que sejam adequadas aos nossos propósitos e que apoiem as nossas necessidades globais”, salienta-se na declaração conjunta.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 10 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 3 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 9 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos