sexta-feira, 14 junho 2024

A ATUALIDADE

Peso do setor dos seguros no sistema financeiro moçambicano cai para 0,39% do PIB

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O setor dos seguros em Moçambique no sistema financeiro ascendeu em 2023 a 0,39% do Produto Interno Bruto (PIB), recuando face aos 0,47% em 2022, mas mantendo uma “tendência de estabilidade”, segundo um relatório do banco central.

“Dados preliminares indicam que, em 2023, a percentagem dos depósitos totais do setor de seguros no total dos seus investimentos se situou em torno de 30%, cifra próxima à observada em 2022”, refere-se no relatório de estabilidade financeira de 2023 do Banco de Moçambique, consultado hoje pela Lusa.

“O desempenho do setor de seguros tem sido fortemente influenciado pela evolução da conjuntura macroeconómica e pelo desenvolvimento do setor bancário nacional. Em 2023, dados preliminares apontam que o setor de seguros continuou a apresentar uma margem de solvência confortável para absorver perdas não previstas e assim cumprir com as suas obrigações para com os seus clientes”, acrescenta.

“Em geral”, a taxa de cobertura da margem de solvência disponível no setor de seguros “manteve-se estável, sendo que a margem de solvência exigida representa em torno de um quarto da margem de solvência disponível nos últimos anos”, estando “bastante acima” dos limites exigidos.

“O setor de seguros exerce um papel importante na proteção do setor bancário, na medida em que configura uma forma de gestão de vulnerabilidades e riscos que ameaçam a estabilidade do sistema financeiro doméstico. Por outro lado, este setor está ligado ao mercado financeiro através das suas atividades de investimento, captação de fundos e emissão de dívida”, refere ainda.

Relativamente aos investimentos representativos das provisões técnicas, o Banco de Moçambique sublinha “uma tendência para redução dos depósitos a prazo” e, paralelamente, evidencia “o aumento dos investimentos do setor de seguros em títulos da dívida pública, em detrimento de aplicações no setor bancário, aumentando deste modo a sua exposição ao risco soberano e com potencial impacto na dinâmica do risco sistémico”.

Dados do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) indicam que estão registadas em Moçambique 19 companhias de seguro, entre os setores vida e não vida.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
17 days 11 hours

Que grande reflexão do Água Lusa!!! Bem enquadrado. Até os nascidos na era portuguesa não são valorizados.

Daniel Dias
21 days 16 hours

Coitado do Leão Vulcão. Perdeu o emprego.

liketerra
23 days 8 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências