segunda-feira, 16 setembro 2024

A ATUALIDADE

Portugal: Cabo Verde no Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias em Barcelos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A peça de teatro “Saaraci, o último gafanhoto do deserto” vai representar Cabo Verde na segunda edição do “Língua – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias” que arranca hoje em Barcelos e decorre até 10 de Junho.

De acordo com a programação do evento e o comunicado divulgado pela organização, “Saaraci, o último gafanhoto do deserto”, subirá ao palco pela mão do Saaraci Colectivo Teatral, companhia na diáspora entre Portugal e Cabo Verde, com apresentação dedicado ao público infantil e em língua cabo-verdiana para fechar o cartaz do evento de quatro dias, no domingo, 10, às 16:00 (14:00 em Cabo Verde).

Para além de Cabo Verde, o festival de teatro em línguas minoritárias, com quatro espectáculos, também vai contar com as participações de Marrocos, Galiza e Barcelos.

Conforme a programação, o festival abre hoje com a peça “O Milagre das Cruzes”, às 21:30, com interpretação em língua gestual portuguesa, obra protagonizada pela companhia de teatro da APACI, de Barcelos, que trabalha artisticamente a inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidade através do teatro.

Da Galiza, chega o trabalho “O meu mundo non é deste reino” do Teatro da Ramboia, no sábado, 08, às 16h00, e a companhia Blanc’art de Casablanca, Marrocos, leva a Barcelos o espectáculo “Soupir” em dialecto darija, que também se apresenta sábado, às 21:30.

Debate sobre a importância do teatro como expressão para a salvaguarda e a difusão das línguas minoritárias, formação com oficina para crianças sobre língua mirandesa e música com um espectáculo de música tradicional galega e um concerto do projecto Sons de Barro da Banda Musical de Oliveira também vão fazer parte do certame.

O Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias organizado pela companhia Teatro de Balugas, de Barcelos, e pelo Clube Unesco para a Salvaguarda do Teatro em Línguas Minoritárias tem a periodicidade bienal e decorre no Theatro Gil Vicente.

A Seana com Inforpress

 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

D. G. WOLF
13 days 2 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
17 days 4 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

António
18 days 22 hours

Abro radio e tv oiço aplicacao de milhões e milhoes escudos , de um momento para outro. Cifrões serios e não serios

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos